quinta-feira, 6 de março de 2014

Minas Gerais promove a sexta edição do Salão Mineiro do Turismo

Evento vai ocorrer em conjunto com o 8º Salão de Turismo da ABAV/MG e com o 2º Salão da Gastronomia Mineira

No evento serão comercializados produtos típicos mineiros e haverá um espaço com quitutes mineiros | Sérgio Mourão

O 6º Salão Mineiro do Turismo, o mais importante evento do setor no Estado, terá como tema este ano os cinco sentidos. O encontro, a ser realizado no Minascentro nos dias 14 e 15 de março, é uma oportunidade para troca de conhecimento, comercialização de produtos, capacitação e promoção dos roteiros turísticos de todas as regiões de Minas. A iniciativa concentra as principais operadoras de viagem do país, bem como companhias aéreas, agências de viagem e demais empresas que integram toda a cadeia do turismo. Quarenta e cinco circuitos turísticos vão representar, aproximadamente, 400 municípios mineiros.

A audição poderá ser percebida através das diversas manifestações culturais das regiões do Estado. O paladar e o olfato poderão ser vivenciados através da degustação do café, da cachaça, dos doces, entre outras guloseimas. Imagens associadas às diversidades de Minas Gerais vão representar o sentido da visão. Já o contato com a fauna e flora possibilitará o sentido do tato. A realização do salão tem parceria do Sebrae e apoio da Fecomércio, Inhotim, Fiemg, Instituto Estrada Real, Fecitur, Associação das Cidades Históricas, Belotur, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Ministério do Turismo e Prefeitura de Belo Horizonte.

O evento vai abrigar, paralelamente em sua programação, outros dois salões relacionados ao setor. O 8º Salão do Turismo da ABAV Minas tem o objetivo de atrair agências e operadoras do interior de Minas, bem como de divulgar um número maior de roteiros turísticos do Estado. A edição deste ano terá a participação de cerca de 60 expositores. Já o 2º Salão da Gastronomia Mineira vai dar continuidade à promoção da gastronomia mineira, projetando esta importante riqueza e atrativo turístico de Minas Gerais.

“Minas se consolida cada vez mais como um dos principais destinos turísticos do país. Graças a ações como essa, temos a oportunidade de compartilhar experiências do setor, exportar a mensagem sobre nossas belezas naturais, culturais e gastronômicas, bem como reforçar o conceito de nossa capital como espaço enriquecedor para o turismo de negócios”, explicou a subsecretária de Turismo, Silvana Nascimento.

A programação do 6º Salão inclui a chamada Sessão de Negócios entre operadores Braztoa e receptivos e operadores, promovida pelo Sebrae. Trata-se de uma oportunidade de aproximação das empresas demandantes e ofertantes de produtos e serviços do turismo. A Clínica Tecnológica é outra opção oferecida pela entidade com o objetivo de fornecer soluções para problemas específicos de produtos e processos das micro e pequenas empresas com interesses comuns.

No primeiro andar, o visitante terá os Espaços Vivenciais Temático dedicados a negócios, religiosidade e cultura, aventura e natureza, esportes, café e gastronomia. Os estandes darão lugar a cenários, que permitirão ao público interagir com o que há de melhor nos roteiros de Minas. O mascote da Copa do Mundo, o Fuleco, estará presente. No mesmo andar acontece ainda o Salão do Conhecimento com participação de nomes de destaque no cenário turístico nacional e internacional.  Temas como mercado, inovação, oportunidades e tendências do setor serão discutidos nos dois dias do evento, por meio de palestras, debates e rodadas de negócios .

Já o segundo andar do Minascentro vai abrigar o Salão dos Destinos destinado à promoção e divulgação dos produtos e roteiros turísticos das Associações dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. Os estandes dos circuitos serão distribuídos por seis segmentos: bem-estar, rural, negócios, cultura, natureza, serras e natureza, e águas.

As agências de viagem, operadoras e receptivos turísticos do Programa Minas Recebe também estarão no local, oferecendo aos visitantes sua cartela de produtos e roteiros, promovendo o turismo no Estado e possibilitando a ampliação da presença dos receptivos locais no mercado turístico regional e nacional. Ainda no segundo andar do centro de convenções, o público poderá visitar o Salão Nossas Riquezas, destinado à apresentação das belezas de Minas, incluindo manifestações culturais, artesanato e gastronomia. No local, serão comercializados produtos típicos mineiros e haverá um espaço de convivência com quitutes mineiros, comida de boteco e cachaças de qualidade.

2º Salão da Gastronomia Mineira

Por meio de palestras e debates com “chefs” e importantes nomes da gastronomia nacional e internacional, o 2º Salão da Gastronomia Mineira será uma oportunidade de difusão das práticas do setor. Um dos destaques é a palestra “Gastronomia e Inclusão Social”, ministrada pelos idealizadores e parceiros do Projeto Gastronomia no Morro, desenvolvido pelo Governo de Minas. Além disso, serão discutidos temas como profissionalização e atuação no setor gastronômico, tendências e desafios para o setor de alimentação fora do lar e políticas públicas e ações empreendedoras sobre gastronomia e turismo. O café, a cachaça e a cerveja artesanal também serão tema de mesa-redonda. Neste ano, o evento contará com a participação dos principais festivais gastronômicos do Estado, como o Festival de Tiradentes, o Comida de Buteco, Brumadinho Gourmet e Brasil Sabor.

via Agência Minas

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