segunda-feira, 15 de julho de 2013

Editora UFMG reedita textos de Stuart Hall

Editora UFMG reedita textos de Stuart Hall, um dos grandes nomes dos estudos culturais

Um dos nomes mais importantes dos estudos culturais no mundo, o jamaicano Stuart Hall tem se preocupado prioritariamente, nas últimas duas décadas, em repensar a cultura em meio a uma globalização complexa e contraditória. O leitor brasileiro ganha mais uma oportunidade de conhecer seu pensamento com o lançamento, pela Editora UFMG, da segunda edição de Da Diáspora – Identidades e mediações culturais.

De acordo com textos de apresentação da obra, Stuart Hall – que mora na Grã-Bretanha desde 1951 – “escreve a partir da diáspora pós-colonial, de um engajamento com o marxismo e o debate teórico sobre cultura, e de uma visão de cultura impregnada pelos meios de comunicação”. Sua obra afirma a importância social de pensar, para “deslocar as disposições do poder” e democratizá-las.

Stuart Hall foi um dos fundadores e dirigiu, durante seu período mais fértil, entre 1968 e 1979, o centro que foi o berço dos Estudos Culturais na Universidade de Birmingham (Inglaterra), de onde se transferiu para a Open University.

Organizado por Liv Sovik, Da diáspora tem 480 páginas e ganhou novo projeto gráfico em sua segunda edição. O preço sugerido é de R$ 62.

Imprensa | Editora UFMG

Seguidores