segunda-feira, 15 de julho de 2013

UFMG recebe inscrições para a oitava edição do Visões do Vale

Vale do Jequitinhonha: juventudes, participação política e cidadania é o tema central do VIII Seminário Visões do Vale. Promovido pelo Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha com o objetivo de estabelecer um diálogo entre pesquisadores, extensionistas e a população do Vale, o evento terá um formato diferenciado nessa edição: será realizado em Turmalina, nos dias 5, 6 e 7 de setembro, e em Belo Horizonte, na UFMG Campus Pampulha, no dia 12 de setembro. 

As inscrições de trabalhos, sob a forma de resumo (até 30 linhas), já estão abertas e se encerram no dia 2 de agosto. Os resumos devem ser enviados para o e-mail seminariovisoesdovale@gmail.com. A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada no dia 16 de agosto. Os artigos completos (entre 10 e 15 páginas) devem ser encaminhados até 30 de agosto. Além do envio de resumo é preciso fazer a inscrição no evento, gratuita, no site do Programa Polo (https://www2.ufmg.br/polojequitinhonha).

Também estão abertas as inscrições para ouvintes no site do Polo (https://www2.ufmg.br/polojequitinhonha). O evento é gratuito e as vagas são limitadas. O custeio das despesas para a participação, tanto em Turmalina como em Belo Horizonte, é de responsabilidade de cada participante.

Para fazer a inscrição nas modalidades ouvinte ou apresentação de trabalho acesse https://docs.google.com/forms/d/1_mak8HjQ6gpPtGa8RT4k3ydB2iw3BGb1FUrNNgtFB2k/viewform?pli=1


Durante o Visões do Vale serão realizadas mesas de discussão que terão como eixo norteador o tema dessa edição e, também, sessões de apresentação de trabalhos de pesquisa e extensão. Segundo o professor João Valdir Alves de Souza, professor de Sociologia da Educação, da Faculdade de Educação (FAE/UFMG) e coordenador do programa Visões do Vale, a intenção é “constitui um espaço para o debate, o diálogo e a realização da necessária crítica sobre o que é fazer pesquisa e extensão no Jequitinhonha, além de perguntar pelo significado de tudo isso para a academia e para a população local”.

Em Turmalina, o Visões do Vale integrará a programação do Festival da Canção, o Festur. O “Projeto Festur 30 Anos” prevê ações que serão realizadas nesse município em 2013, 2014 e 2015. Concomitantemente, de acordo com o professor João Valdir, as próximas edições do Visões (8º, 9º e 10ª) serão realizadas no município, todas elas voltadas para a temática da juventude: esse ano, “Juventudes, participação política e cidadania”; em 2014, “Juventudes, mídias e novas tecnologias”, e em 2015, “Juventudes, educação e escola”.

O evento retorna a Turmalina, uma vez que nesse município do Vale do Jequitinhonha foram realizadas duas edições do Seminário estadual de pesquisadores e pesquisas sobre o Vale do Jequitinhonha, embrião do Visões do Vale, que passou a ser realizado em Belo Horizonte. Além de Turmalina, o evento terá uma segunda etapa na capital mineira.

Trabalhos
Durante as duas etapas do Visões do Vale haverá apresentações de artigos científicos, no dia 6 de setembro em Turmalina e no dia 12 em Belo Horizonte. 

Submissão de trabalhos
Os interessados deverão enviar, na forma de resumo, sua proposta de comunicação até o dia 2 de agosto de 2013 para o e-mail seminariovisoesdovale@gmail.com

Mais informações: 

via Imprensa/UFMG

Seguidores