quarta-feira, 10 de julho de 2013

Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas

Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas reúne colegiados para a 28ª reunião em Belo Horizonte

Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba terá representante nos dois dias de encontro

Nesta quarta e quinta-feira, dias 10 e 11 de julho, será realizado no Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), em Belo Horizonte, mais uma reunião do Fórum Mineiro de Comitês de Bacias Hidrográficas (FMCBH). Quem representará o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Baixo Paranaíba (CBH PN3) nesta 28ª Reunião do Colegiado será Marcelo Gouveia Guimarães, do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, e também membro do CBH PN3.

A reunião tem objetivo debater sobre o Projeto Estratégico de Revitalização de Bacias Hidrográficas, o papel dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBHs) diante da conjuntura e do papel que querem exercer na gestão das águas no Estado. Além disso, o encontro também vai discutir sobre a política como órgão de Estado, a Comissão das Águas, a forma de participação no Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas 2013 (ENCOB), o questionário sobre os CBHs e ainda definir a forma de se organizar e fazer a interlocução diante do governo. Todos estes assuntos serão tratados no dia 10 de julho.

Já na quinta-feira (11) pela manhã, os representantes dos CBHs abordarão os problemas cruciais dos comitês, tais como licenciamento, conflitos na bacia hidrográfica, a bacia hidrográfica como território, a política do governo com relação à Gestão das Águas, com levantamento de propostas. Também será apresentado no período da manhã o Programa de Fortalecimento dos CBHs.

À tarde, as atividades começam às 13h30 com informes do Processo Eleitoral dos Comitês 2013 e capacitação do Fundo de Recuperação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável das Bacias Hidrográficas do Estado de Minas Gerais (Fhidro). Às 14h30, o Sistema Net - Sistema Integrado de Meio Ambiente será apresentado pela gerente de apoio aos comitês / Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), Lilian Márcia Domingues de Resende. Além de debates, haverá apresentações de moções.

Marcelo Gouveia Guimarães do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, e também membro do CBH PN3 disse que temas como o novo código florestal, que vem ao encontro da política das águas, até a validação dos comitês e suas atribuições, e os entraves do estado serão colocados em discussão. “O fórum oportuniza a troca de experiências e oportunidade para sanar dificuldades e problemas dos comitês de suas respectivas bacias”, ressaltou Marcelo.

Além dos representantes dos comitês, também participarão da rodada de discussões o coordenador do FMCBH, Hideraldo Buch; o secretário estadual de Meio Ambiente, Adriano Magalhães; a diretora geral do IGAM, Marília Melo;  a gerente de Integração com as Políticas Municipais do IGAM, Maria de Lourdes Amaral Nascimento; a gerente de apoio aos comitês / IGAM, Lilian Márcia Domingues de Resende e a gerente de Projetos do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), Viviane Pereira dos Santos.

via Alitéia Milagre | Serifa

Seguidores