Neste fim de semana, dias 11 e 12 dezembro, serão realizadas as provas dos exames supletivos do segundo semestre de 2010. O objetivo é oferecer a jovens e adultos a oportunidade de conclusão dos ensinos fundamental ou médio, sem a necessidade de frequência na escola regular. Para o ensino fundamental é exigida idade mínima de 15 anos e para o médio, 18, completos ou a completar até o dia 12 de dezembro de 2010.
O comprovante definitivo de inscrição está disponível no site www.educacao.mg.gov.br/supletivo e através dele o candidato pode confirmar os dados da sua inscrição, local, data e horário das provas. Para fazer a prova, o candidato deve obrigatoriamente levar o comprovante, além de um documento que contenha foto, data de nascimento, assinatura e filiação.
As provas serão realizadas simultaneamente em Belo Horizonte e no interior do Estado, mas o candidato não poderá prestar o exame fora dos locais, cidades e horários estabelecidos. Os exames supletivos avaliam o conhecimento dos estudantes por meio de uma redação e quatro provas de múltipla escolha, sendo que para o ensino fundamental a prova tem 30 questões e para o ensino médio, 44. Os exames serão realizados nos períodos da manhã e da tarde.
O conteúdo das provas se organiza em áreas de conhecimento de acordo com os componentes curriculares. Para o ensino fundamental, as áreas de conhecimento são Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. Já no ensino médio os estudantes farão prova nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Os programas das provas seguem as orientações metodológicas contidas no Currículo Básicos Comuns (CBC), da Secretaria de Estado de Educação e estão disponíveis no site www.educacao.mg.gov.br.
A Secretaria de Estado de Educação alerta que o candidato deverá chegar ao local de aplicação das provas 30 minutos antes do início, levando lápis preto, borracha e caneta azul ou preta. Não será permitido o uso de calculadora ou qualquer tipo de aparelho eletrônico (telefone celular, bip, relógio do tipo databank, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop etc.). Para a prova de Língua Estrangeira Moderna, o dicionário poderá ser consultado, mas não será admitido o empréstimo do mesmo entre os candidatos.
Gabarito
Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia seguinte à realização das provas, no site www.educacao.mg.gov.br/supletivo. Será aprovado, em cada área de conhecimento, o candidato que obtiver o mínimo de 50% de acertos. Os resultados oficiais serão divulgados a partir do dia 21 de agosto de 2011 pelo mesmo endereço.
Agência Minas
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.