sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Palácio da Liberdade em Belo Horizonte completa 113 anos de existência


Neste domingo (12), a visitação do Palácio da Liberdade tem um ingrediente a mais: a comemoração de seus 113 anos. 

O visitante vai poder conhecer o Cadilac 1953 utilizado por Juscelino Kubitschek, quando governador, que ficará exposto em frente ao prédio. A partir das 9 horas, o Coral Liberdade se apresenta para o público.

Cadilac 1953 utilizado por Juscelino Kubitschek | Lúcia Sebe/Secom MG

O Palácio da Liberdade, um dos marcos da fundação de Belo Horizonte e o mais imponente dos equipamentos que compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, foi projetado pelo engenheiro-arquiteto pernambucano José de Magalhães em estilo eclético com predominância de elementos neoclássicos e influência da arquitetura francesa. Foi erguido pela Comissão Construtora da Nova Capital e durante décadas, serviu de moradia aos governadores e suas famílias.

Entre os principais detalhes da edificação estão a escadaria em estilo art nouveau, fabricada na Bélgica, a pintura das paredes e do teto, além do mobiliário, tapeçarias, cristais, porcelanas e talheres trazidos da Europa.

Atualmente, um pouco mais de sua história pode ser revivida durante as visitas guiadas, realizadas nas manhãs de domingo, das 9 às 13 horas. Em grupos de 15 pessoas, os visitantes conhecem 30 cômodos da antiga sede do Governo de Minas Gerais. Mesmo com a comemoração, o passeio será realizado normalmente, neste domingo (12). Desde que foi reaberto ao público aos domingos, em agosto, 4.894 visitantes estiveram no local.

Passado e futuro 

O Cadilac 1953, em exposição no Palácio da Liberdade, foi cedido gentilmente pelo colecionador Oswaldo Borges da Costa Filho. O veículo será uma prévia do Museu do Automóvel, equipamento que vai fazer parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade. O Museu, que será patrocinado pela Fiat, ocupará a área do estacionamento do Palácio. 

Para visitações ao Palácio da Liberdade, informações pelo telefone (31) 3217-9543 ou pelo e-mail curadoria@governo.mg.gov.br. 

Agência Minas

Seguidores