Informativo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais
Edição: 13/2010
Data: 10/12/2010
Projeto Qualificar:
Academia Jornalística e curso sobre radiojornalismo acontecem na próxima semana
O curso será ministrado pelo jornalista Fábio Martins que trabalhou nas rádios Itatiaia e Inconfidência e é professor de radiojornalismo da PUC Minas, FAFIBH (UNIBH) e UFMG. Foi ele a primeira pessoa da imprensa mineira a descobrir e divulgar com dois dias de antecedência o plano dos militares para o Golpe de 64. Escreveu sobre a estada de Noel Rosa em Belo Horizonte na década de 30 no livro "Senhores ouvintes, no ar... a cidade e o rádio". Edita o periódico "Rádio em Revista" do Departamento de Comunicação Social da UFMG.
Campanha Salarial:
Jornalistas da TV Grande Minas, de Montes Claros, têm até o dia 15 para se manifestar contra taxa assisntencial
Os jornalistas da TV Grande Minas, com sede em Montes Claros, beneficiados com a Convenção Coletiva de Trabalho fechada em 25 de novembro, têm até o próximo dia 15, para se manifestar contra o desconto de 2% (dois por cento) em folha de pagamento, referente a taxa de contribuição assistencial, conforme 39ª cláusula do documento.
Para isso, devem manifestar a discordância através de declaração de próprio punho e entregá-la ao Sindicato dos Jornalistas através do fax (31) 3224-5011 e deixar uma cópia com o departamento de recursos humanos da empresa.
- Domingo trabalhado é impasse no Hoje em Dia
A diretoria do Sindicato dos Jornalistas se reuniu com representantes do Jornal Hoje em Dia, no último dia 7, para reivindicar o retorno das condições anteriores relativas aos domingos trabalhados e folgas compensatórias.
O presidente Aloísio Morais e o advogado do Sindicato, ouviram do diretor de jornalismo do jornal, Marcelo Cordeiro, que as mudanças introduzidas pela empresa serão mantidas.
Diante disso, para preservar direito adquirido desde 2001, o Sindicato estuda medidas judiciais e deverá agendar assembleia com os jornalistas daquele jornal para discutir a questão e seus encaminhamentos.
- Comissão paritária reúne-se na próxima segunda
Na segunda, 13 de dezembro, a diretoria do SJPMG reúne-se com os membros da Comissão Paritária de Rádio e TV. O encontro tem por objetivo discutir e repassar aos representantes do sindicato patronal as reivindicações levantadas pelos jornalistas durante as assembleias realizadas durante a campanha salarial de 2010.
Temas como a saúde, relações de trabalho, pagamento de horas-extras, intervalo entre jornadas, segurança do trabalhador e vale-refeição estão entre as principais reivindicações que serão levadas à discussão.
As atividades da comissão tiveram início em 29 de novembro, quando a diretoria do Sindicato reuniu-se com representantes do Sistema Globo de Rádio e de Televisão, Record Minas, Rede TV e Diários Associados. No primeiro encontro ficou definido a criação de um cronograma, além da realização de reuniões quinzenais a partir de janeiro.
Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse Público:
Confira a cobertura da premiação e da festa
Cerca de 400 pessoas participaram.
As fotos são de Osvaldo Afonso e Marcos Alvarenga.
PEC do Diploma:
PEC 33/09 deverá ser votada na terça, 14 de dezembro
Incluída na pauta do plenário do Senado desta quarta-feira , 8 de dezembro, a Proposta de Emenda Constitucional 33/09, a PEC do Diploma, não foi a voto. Isso deverá ocorrer na próxima terça-feira (14). Dirigentes da FENAJ e do Grupo de Trabalho da Coordenação da Campanha em Defesa do Diploma convocam a categoria e suas entidades à mobilização pela aprovação da matéria.
Dirigentes da FENAJ e a diretora do Sindicato dos Jornalistas de Minas, Lidyane Ponciano, marcaram presença no Senado nesta quarta-feira, buscando a ampliação do apoio dos senadores à PEC do Diploma. Na sessão havia quorum nominal, pois um grande número de parlamentares estava na Casa. "Mas a presença no plenário não era tão grande, por isso, em comum acordo com o autor e o relator da PEC, achamos mais prudente não submetê-la a votação", explica o presidente da FENAJ, Celso Schröder. Além disso, grande parte da sessão foi dedicada ao pronunciamento de despedida do senador Tasso Jereissati (PSDB/CE), em final de mandato.
Os membros da Executiva da FENAJ mostraram-se otimistas após fazerem um balanço, juntamente com o senador Antônio Carlos Valadares (PSB/SE) e Inácio Arruda (PCdoB/CE), respectivamente autor e relator da PEC 33/09. "Há indicativos de que já contamos com o apoio de mais de 60 senadores", comemorou Celso Schröder. "Mas isso deve ser confirmado e ampliado com a intensificação dos contatos dos Sindicatos dos Jornalistas com os Senadores de suas regiões e isso é tarefa urgente", observou.
A urgência deve-se à avaliação de que a sessão no plenário do Senado na próxima terça-feira terá alto quorum, tendo em vista que serão votadas matérias como a indicação do atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, para a presidência da instituição e a proposta de novo Código de Processo Civil (CPC). "Por isso até lá nossa palavra de ordem é mobilizar e trabalhar muito", expressa Schröder, ressaltando o objetivo de intensificar o contato com os senadores apoiadores da PEC do Diploma e com os indecisos para garantir suas presenças no plenário do Senado no dia 14.
Fonte: Fenaj
Parceria:
Curso de Direito Desportivo
Conforme parceria firmada com o Sindicato dos Jornalistas, a SATeducacional esta está oferecendo o Curso de Capacitação a Distância em Direito Desportivo com 35% de desconto para os jornalistas sindicalizados.
O curso visa aprofundar a compreensão do cenário esportivo, estimulando a formação e a capacitação do profissional jornalista que trabalha direta ou indiretamente na cobertura de eventos envolvendo o esporte em seus mais diversos níveis.
Para mais informações, clique aqui.
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.