Servidores estaduais recebem Prêmio por Produtividade
O prêmio refere-se ao pagamento de bônus por cumprimentos de metas de trabalho e pela prestação de bons serviços à população
O Governo do Estado pagou nesta quarta-feira (8), pelo terceiro ano consecutivo, o Prêmio Por Produtividades aos servidores em atividade na administração direta pelo cumprimento de metas de trabalho alcançadas no ano passado. Criado pela Lei Estadual 14.694/2003, aprovada em setembro de 2003, e disciplinado pela Lei 17.600/2008, o bônus por produtividade é pago anualmente correspondente ao resultado de cada equipe de trabalho nas diversas áreas de atuação do Estado, como educação, saúde, segurança, meio ambiente, agricultura, desenvolvimento econômico e social, entre outras.
O desempenho médio entre todas as equipes avaliadas foi de 81,1%. Cada equipe ou unidade gerencial, como escolas, hospitais, unidades prisionais, pactuou nos Acordos de Resultados um conjunto específico de metas a serem cumpridas durante 2009.
Foram definidas mais de 70.000 metas específicas cumpridas no decorrer do ano passado. Cada uma das 3.972 escolas, 107 unidades prisionais e 23 hospitais, por exemplo, além de 4.833 equipes em 58 órgãos e entidades do Poder executivo, estabeleceu sua meta de trabalho. Dessa forma, dentro de uma mesma instituição, servidores tiveram diferentes índices de participação, de acordo com a quantidade de metas alcançadas.
Este é o terceiro ano consecutivo que o conjunto dos servidores ativos do Executivo mineiro recebe o Prêmio por Produtividade, implantado em 2004. Nesse período foram pagos mais de R$ 1 bilhão pelo cumprimento de metas. Não recebem os secretários de Estado, secretários-adjuntos e servidores que não estejam em exercício das funções.
Modelo de avaliação
Conforme previsto na legislação, o Prêmio por Produtividade é pago aos servidores anualmente, sempre que o Estado obtiver resultado fiscal positivo no exercício anterior e ocorrer o cumprimento da meta acordada pelo setor. O Sistema Operacional precisa obter resultado satisfatório no cumprimento das metas de trabalho, que deve ser maior ou igual a 60% do que foi pactuado na Avaliação de Desempenho Institucional.
A premiação leva em consideração o desempenho obtido na segunda etapa do Acordo (nota final obtida pela equipe na avaliação), a remuneração individual do servidor e o percentual de dias efetivamente trabalhados por ele no ano (considerado o período de referência para fins de avaliação). Para ter direito ao Prêmio e tendo em vista que o foco da avaliação é a produtividade, é preciso que o servidor tenha estado em efetivo exercício em pelo menos 25% dos dias durante o período avaliado.
O diferencial do modelo de pactuação de resultados em Minas é que ele combina metas de impacto para a sociedade (como redução da mortalidade infantil e da taxa de pobreza ou aumento de crianças lendo aos 8 anos de idade) com metas por equipe mais próximas ao dia-a-dia do servidor (como a redução do índice de infecções de profissionais de saúde em cada hospital do Estado ou aumento do número de policiais qualificados). O modelo permite avaliar o resultado e a prestação dos serviços públicos para o cidadão, ao mesmo tempo em que se avalia a qualidade profissional de cada equipe de servidores na sua rotina.
Transparência
A transparência é aspecto inerente ao modelo de Acordo de Resultados, um dos programas de modernização da administração pública. As metas e avaliações são publicadas na Internet. Na rede, o cidadão e o servidor podem acompanhar o desempenho on line, trazendo confiabilidade e legitimidade ao modelo.
Outra importante inovação é a possibilidade de participação da sociedade civil nas Comissões de Avaliação. Em 2009, os setores de cultura e de meio ambiente já contaram com participação de representantes de organizações não-governamentais no processo de avaliação. Em 2010, além destes, participaram representantes da sociedade civil nas comissões de desenvolvimento social, turismo, agricultura e desenvolvimento dos vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas.
Para editoria de arte
Exemplos de indicadores de desempenho pactuados | ||
| Saúde | Transporte e Logística |
Metas de impacto direto para a sociedade | ||
Primeira etapa do Acordo de Resultados | ||
| Reduzir o índice de mortalidade infantil | Aumentar o percentual da malha rodoviária estadual em boas condições de conservação |
| Ampliar o percentual de moradias com acesso a rede de esgoto | Aumentar o número de municípios com acesso por meio de vias asfaltadas |
Metas desdobradas para as equipes | ||
Segunda etapa do Acordo de Resultados | ||
| Taxa de infecção hospitalar e taxa de mortalidade em UTI neonatal aferida em cada unidade hospitalar | Percentual da malha rodoviária em boas condições por regional do DER |
| Número de doações de múltiplos órgãos efetuados pelo MG Transplantes | Número de abordagens a veículos (fiscalização) por regional do DER |
Número de coletas de sangue realizadas em cada regional da Hemominas | Aditamento de prazo em contratos (atraso na execução) verificado em cada regional do DER |
Exemplos de resultados obtidos
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CIÊNCIA E TECNOLOGIA | ||
1ª etapa e 2ª etapa | Em 2007, 349.197 pessoas foram beneficiadas pelos programas e projetos de extensão oferecidos à comunidade pela UNIMONTES em diversas áreas temáticas, tais como: cultura, educação, saúde, meio ambiente, tecnologia e direitos humanos. Em 2008 o número de atendimentos aumentou para 384.220 e, em 2009, 420.493 pessoas participaram das ações sociais promovidas pela Universidade. Em 2007 a FAPEMIG concedeu 3944 bolsas para estudantes e pesquisadores. Em 2008 o resultado alcançado chegou a 4741 bolsas concedidas e, em 2009, esse número subiu para 5158, demonstrando o empenho da Fundação frente à sua competência institucional. Em 2007, 846 projetos foram atendidos pelos editais universais apoiados pela FAPEMIG. Tal número apresentou comportamento crescente nos dois últimos períodos avaliados, quais sejam, 2008 e 2009, com resultados iguais a 897 e 1081 projetos atendidos, respectivamente. | |
DEFESA SOCIAL | ||
1ª etapa | Em 2009, a taxa de crimes violentos contra o patrimônio diminuiu de 293,38 (em 2008) para 249,12 a cada 100 mil habitantes, superando a meta de 276. A taxa de crimes violentos diminuiu de 349,96 (em 2008) para 296,89 (em 2009) a cada 100 mil habitantes, superando a meta de 330. | |
2ª etapa | Em Belo Horizonte, o número de inquéritos policiais concluídos aumentou de 5.900 (em 2008) para 24.784 (em 2009), superando a meta de 12.671; O tempo de resposta no atendimento às ocorrências de combate a incêndios e salvamentos caiu de 21 minutos (em 2007) para 16,56 minutos (em 2009), superando a meta de 19,58 minutos. O número de crimes violentos diminuiu de 22.581 (em 2008) para 19.280 (em 2009), superando a meta de 21.323. O número de crimes violentos contra o patrimônio diminuiu de 20.644 (em 2008) para 17.574 (em 2009), superando a meta de 19.696. Em Contagem, o número de inquéritos policiais concluídos aumentou de 1.236 (em 2008) para 7.591 (em 2009), superando a meta de 5.822; O tempo de resposta no atendimento às ocorrências de combate a incêndios e salvamentos caiu de 21 minutos (em 2007) para 18,19 minutos (em 2009), superando a meta de 19,58 minutos. O número de crimes violentos diminuiu de 11.292 (em 2008) para 9.302 (em 2009), superando a meta de 10.663. O número de crimes violentos contra o patrimônio diminuiu de 9.474 (em 2008) para 7.681 (em 2009), superando a meta de 9,039. | |
DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO | ||
1ª etapa | Aumento de 41,78% (em 2008) para 46,5% (em 2009) da taxa de tratamento de esgoto na RMBH, superando a meta de 44,8%. O percentual da população urbana com acesso à disposição adequada de lixo aumentou de 45,9% (em 2008) para 50,0% (em 2009). O número de unidades habitacionais entregues (acumulado) aumentou de 16.815 (em 2008) para 21.586 (em 2009). | |
DESENVOLVIMENTO SOCIAL | ||
1ª etapa e 2ª etapa
| O número de trabalhadores colocados no mercado de trabalho pelas unidades de atendimento do Sistema Nacional de Emprego (Sine) aumentou de 63.763 (em 2007) para 94.452 (em 2009), superando a meta de 85.000. O número de vagas captadas no mercado de trabalho pelas unidades de atendimento do Sine aumentou de 105.446 (em 2007) para 162.682 (em 2009), superando a meta de 130.000. | |
PLANEJAMENTO E GESTÃO | |
1ª etapa | A participação dos investimentos (despesas de capital) na despesa orçamentária aumentou de 13,47% (em 2007) para 15,22% (em 2009), superando a meta de 15,01%. |
SAÚDE | |
1ª etapa | A cobertura populacional do PSF aumentou em relação a 2008, passando de 67,07% (em 2008) para 69,22% (em 2009), superando a meta de 67,77% |
2ª etapa
| O número de coletas realizadas no Hemocentro de Belo Horizonte aumentou de 35.082 (em 2008/02) para 35.814 (em 2009/02). A taxa de infecção hospitalar global na Casa de Saúde Santa Isabel diminuiu de 5,80% (em 2008/02) para 3,12% (em 2009/02). O número de receptores de córnea na fila de espera caiu de 829 (em 2008/02) para 813 (em 2009/02) |
TRANSPORTES | |
1ª etapa | Resultados satisfatórios obtidos por meio do ProAcesso: · Foram concluídas as pavimentações de 163 acessos. · O ProAcesso já pavimentou 4.054 km de rodovias, com investimentos superiores a R$ 2,517 bilhões, promovendo maior mobilidade aos usuários garantindo acessos aos equipamentos de educação e saúde, além de contribuir para o desenvolvimento econômico. · 72,44% dos acessos já foram pavimentados, 26,66% encontram-se em andamento e 1% contratadas (aguardando formalização do licenciamento ambiental), totalizando 219 acessos, ou seja, 97% do Programa. Os acessos restantes coincidem com a diretriz de rodovias federais, dependendo de recursos da União para sua execução. · Em 2009 foi concluída a pavimentação de 37 acessos.
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Agência Minas
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