segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Hemocentros brasileiros se reúnem em Belo Horizonte

Seminário busca discutir desafios da captação de doadores de sangue no Brasil

  

As estratégias e inovações para captação e fidelização de doadores de sangue no Brasil serão abordadas por profissionais dos hemocentros públicos do Brasil no Seminário Nacional de Captação de Doadores Voluntários de Sangue. O evento, que será realizado em Belo Horizonte de 15 a 17 de setembro, está sendo organizado pela Fundação Hemominas e é uma iniciativa da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde. A expectativa é que estejam presentes cerca de 60 especialistas de todos os hemocentros brasileiros.

 

Os principais temas que serão discutidos são planos de contingência; captação de jovens doadores; associações de doadores de sangue; marketing e captação de doadores; entre outros. O objetivo do encontro é promover a interação dos hemocentros públicos do País e a troca de experiências entre eles. "O desafio maior dos setores de captação de doadores é garantir o comparecimento do doador nos hemocentros, além da criação de um plano de contingência", afirma Heloísa Gontijo, captadora da Fundação Hemominas.

 

Outra questão destacada por Heloísa é a falta de informação sobre doação de sangue que ainda predomina no Brasil. "Aqui não existe a cultura da doação. Por esse motivo, a Hemominas investe na educação, por meio do Programa Doador do Futuro. Nosso objetivo é tentar mudar a cultura da população", finaliza. O Programa Doador do Futuro é realizado junto a professores, crianças e jovens desde 1985, por meio de parcerias com instituições de ensino das redes municipal, estadual e particular, utilizando a educação continuada para formar e conscientizar os alunos sobre a importância da doação de sangue como um ato de cidadania e solidariedade.

 

A Fundação Hemominas recebeu, de janeiro a julho de 2010, cerca de 200 mil candidatos à doação de sangue em suas unidades no Estado. Este número representa 1,8% da população de Minas Gerais que pode doar.  De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal é que 3% a 5% da população doem sangue.

 

 

Serviço:

Seminário Nacional de Captação de Doadores Voluntários de Sangue

Dia 15 – 13h30 às 18h

Dia 16 – 8h30 às 17h

Dia 17 – 8h30 às 16h

Local: Hotel Gradarrell – Rua Espírito Santo, 901 – Centro / Belo Horizonte


Agência Minas

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores