quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Últimos dias para as inscrições no Enjac Minas 2009

Termina no dia 17 de setembro de 2009 o prazo para as inscrições no Encontro dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação de Minas Gerais (Enjac Minas 2009). As vagas para hospedagem são limitadas e a inscrição é feita exclusivamente pela internet no site http://enjac.blogspot.com, onde podem ser obtidas mais informações sobre o evento.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) está organizando os últimos preparativos para o encontro, que reunirá em Belo Horizonte, nos dias 18, 19 e 20 de setembro, jornalistas, estudantes e professores de Jornalismo de todo o estado, além de convidados conhecidos nacionalmente.

O encontro contará com debates sobre a função do assessor de imprensa e a nova regulamentação profissional; os problemas e desafios das assessorias de comunicação sindical, pública e empresarial; e a ética e a formação profissional.

Durante a solenidade de abertura, será realizado um ato em defesa da profissão de jornalista e em repúdio à decisão do Supremo Tribunal Federal de extinguir a obrigatoriedade da formação superior em jornalismo para o exercício da profissão.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Dia 18 de setembro (sexta-feira)
- A partir das 16 horas – Credenciamento
- 20 horas – Abertura solene e ato em defesa da profissão de jornalista
- Coquetel

Dia 19 de setembro (sábado)
- 8 horas – Leitura e aprovação do Regimento Interno; escolha da comissão da Carta de Belo Horizonte e eleição da Mesa Diretora.
8h30 – Painel "O assessor de imprensa e a nova regulamentação profissional"
- Angelina Gonçalves de Faria Pereira, presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp);
- Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj);
Debate
- 10h30 – Painel "A ética e a formação profissional"
- Luiz Martins da Silva, jornalista, professor das disciplinas "Ética na Comunicação" e "Legislação e Direito à Comunicação" na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB), integra a linha de pesquisa "Jornalismo e Sociedade" no Programa de Pós-Graduação e é autor de vários trabalhos, entre eles "Jornalismo público: três textos básicos" e "Ética na Comunicação";
- Valdir de Castro Oliveira, jornalista, mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutor em Ciências da Comunicação (Jornalismo) pela Universidade de São Paulo (USP) e professor do Programa de Comunicação de Pós-Graduação do Instituto de Informação, Ciência e Tecnologia (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz no Rio de Janeiro;
Debate
- 12h30 – Intervalo de almoço
- 14 horas – Painel "Problemas e desafios das assessorias de comunicação sindical, pública e empresarial"
- Armando Medeiros de Faria, jornalista, mestre em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, especialista em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mais de 25 anos de experiência profissional em assessorias de comunicação de organizações privadas, públicas e sindicais. Atualmente, é assessor especial da presidência do Banco do Brasil e professor nos cursos de pós-graduação em Comunicação na Universidade Católica de Brasília, no Instituto de Ensino Superior de Brasília (Iesb) e no Centro Universitário de Brasília (Uniceub).
- Claudia Santiago, jornalista, foi assessora de comunicação da CUT-RJ por 20 anos, co-autora dos livros "Manual de Linguagem Sindical" e "Comunicação Sindical – Falando para milhões", coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) – que tem o objetivo de incentivar e melhorar a comunicação de movimentos sociais, populares e sindicatos – e assessora da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino no Estado do Rio (Feteerj).
- Mauricio Lara Camargos, jornalista, professor e autor dos livros "As Sete Portas da Comunicação Pública – como enfrentar os desafios de uma assessoria" e "Campanha de Rua – a cobertura jornalística de uma eleição presidencial". Já a assessorou campanhas de candidatos a prefeito e a governador, foi assessor de comunicação de instituições públicas e privadas, como Sebrae/MG e as prefeituras municipais de Belo Horizonte e de Betim, e assessor de imprensa da Secretaria de Comunicação e Gestão Estratégica da Presidência da República (Secom/PR).
Debate.
- 16 horas – Plenária: apresentação, apreciação, discussão e deliberação sobre as teses apresentadas ao ENJAC MINAS 2009.

Dia 20 de setembro (domingo)
- 9 horas – Plenária final: análise das teses, votação de moções e da "Carta de Belo Horizonte" e eleição dos delegados do SJPMG para o XVII Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação.
- 13 horas – Encerramento.


Enjac Minas - Belo Horizonte, 18, 19 e 20 de setembro de 2009.
Visite nosso site:
www.jornalistasdeminas.org.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores