segunda-feira, 15 de junho de 2009

Campanha de vacinação contra a pólio

No próximo sábado (20) em todo o Estado, será realizada a primeira etapa da Campanha de Multivacinação 2009. Com o tema "Não dá pra vacilar, tem que vacinar", a campanha tem como meta atingir 95% de cobertura em todos os municípios mineiros, o que representa cerca de 1,4 milhão de crianças com até cinco anos de idade.

 

Para alcançar esse objetivo, serão disponibilizadas 2,3 milhões de doses de vacina e mais de 26 mil pessoas estarão mobilizadas em cerca de 7 mil pontos de vacinação do Estado, que funcionarão de 8 às 17 horas. Na capital, serão 217 postos com a mobilização de cerca de 2 mil pessoas.

 

Segundo a coordenadora estadual de Imunização, Tânia Brant, embora a última ocorrência de poliomielite em Minas tenha acontecido em 1987 e, no Brasil, em 1989, para a manutenção da erradicação é necessário uma cobertura vacinal mínima de 95%. No ano passado, durante a primeira fase da campanha, o índice alcançado foi de 96,51%.

 

Para custeio da campanha em suas duas etapas, foi repassado aos municípios cerca de R$ 1,1 milhão. Além do recurso, serão distribuídos seringas e agulhas, material de divulgação e impressos para registro de doses aplicadas.

 

Além da vacinação para poliomielite, outras vacinas serão disponibilizadas. Por isso, é indispensável que os pais ou responsáveis não deixem de levar o cartão de vacinação das crianças. Nos postos, serão aplicadas as vacinas de: tétano, difteria, coqueluche, hemófilios, influenza b, triviral (sarampo, caxumba e rubéola), hepatite b e febre amarela.

 

A doença

 

A poliomielite é uma doença de origem viral que causa paralisia, principalmente nos membros inferiores. O agente da infecção é o poliovírus do gênero Enterovírus, família Picornaviridae, com três tipos de vírus: I, II e III.

 

A doença se manifesta pelo aparecimento repentino de dificuldades motoras acompanhadas de febre; diferenças no tamanho dos membros, principalmente das pernas; flacidez muscular, com diminuição ou ausência de reflexos na área paralisada; e persistência de alguma paralisia residual (sequela) após 60 dias do início da doença.

 

A principal forma de transmissão é através do contato direto com pessoas infectadas, pela via fecal-oral. Os vírus são transmitidos através dos alimentos e da água. Quando ingeridos, multiplicam-se na garganta ou no intestino da pessoa e passam a ser eliminados nas fezes, dando continuidade ao ciclo.

 

Os vírus da pólio podem se instalar no organismo humano em até 48 horas, e, na maior parte das vezes, eles atacam crianças pequenas porque a formação do sistema imunológico (que cuida de defender o organismo) ainda não está completa, e elas apresentam algumas deficiências orgânicas naturais à idade. Entretanto, os vírus da pólio podem atacar pessoas de todas as idades.

 

Quando atingem o sistema nervoso, os vírus destroem os neurônios responsáveis pelos movimentos musculares e a pessoa fica com os músculos flácidos, o que gera a paralisia. Em alguns casos, depois da doença é possível recuperar totalmente os movimentos; mas, se uma quantidade muito grande de neurônios for destruída, a pessoa pode ficar com parte dos movimentos comprometida para sempre.

 

A propagação dos vírus da pólio se dá através do contato entre fezes contaminadas e alimentos; por isto, a doença é mais comum em regiões que não possuem rede de esgotos ou abastecimento de água tratada. Más condições de saneamento, higiene pessoal deficiente e o elevado número de crianças numa mesma casa favorecem a disseminação da doença.

 

A melhor maneira de prevenção é a vacinação. As crianças menores de cinco anos devem receber a vacina. O esquema vacinal de rotina deve ser iniciado aos 2 meses de idade.

 

 

Serviço

 

Evento: Lançamento da Campanha de Multivacinação 2009

Horário: 8h

Endereço: Parque Estrela Dalva, av. Costa do Marfim, nº 400, bairro Havaí, Belo Horizonte

 
 
Agência Minas



--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores