sábado, 14 de dezembro de 2013

Passos terá centro socioeducativo para internação de adolescentes em conflito com a lei

Novo Centro de Internação terá capacidade para abrigar 48 adolescentes e funcionará no antigo prédio da Escola Estadual Neca Quirino, no bairro Belo Horizonte

Decisão sobre a implantação da unidade foi tomada em reunião realizada nesta sexta-feira | Divulgação/Seds

A cidade de Passos, no Sul do Estado, vai receber um Centro Socioeducativo para internação de adolescentes em conflito com a lei até o segundo semestre do próximo ano. A decisão foi tomada nesta sexta-feira (13) em reunião do secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, com representantes da Justiça, Ministério Público e lideranças políticas e policiais da cidade.

O novo Centro de Internação terá capacidade para abrigar 48 adolescentes e funcionará no antigo prédio da Escola Estadual Neca Quirino, no bairro Belo Horizonte. O local será adaptado para receber os jovens em conflito com a lei segundo as regras do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). Nesta obra, que começa já nas próximas semanas, o Estado investirá cerca de R$ 3,5 milhões.

Além da internação, nas unidades socioeducativas, como a que será inaugurada em Passos, os adolescentes que cometeram atos infracionais participam de cursos, de projetos culturais, esportivos e de inclusão social. Os jovens também frequentam aulas regulares dos ensinos fundamental e médio e são atendidos por equipe técnica especializada. “O que desejamos é que não precisemos construir centros como este, para abrigar adolescentes, por entender que nesta ou aquela região não exista violência praticada por jovens. Entretanto, podemos pensar nesta situação como um segundo momento, concentrando nossos esforços na responsabilização e recuperação dos jovens que hoje estão envolvidos com a criminalidade. Esperamos que este centro socioeducativo em Passos possa diminuir a sensação de impunidade e, com isso, também a prática de crimes por jovens”, ressaltou o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz.

Benefício Social

Além das questões relacionadas à segurança, o Centro Socioeducativo de Passos vai trazer benefícios sociais para a região, como a geração de empregos. De forma direta, assim que a unidade for inaugurada, devem ser criados cerca de 130 novos postos de trabalho, entre técnicos, agentes socioeducativos e cargos de gestão e direção, de acordo com a subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Camila Nicácio.

A subsecretária de Atendimento às Medidas Socioeducativas também aproveitou a reunião para pedir mais atenção das autoridades de Passos para o cumprimento das medidas socioeducativas de Meio Aberto – Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade. Segundo ela, atualmente, o Estado fomenta cerca de 60 vagas na cidade que estão subaproveitadas. “É importante entendermos e acreditarmos nas Medidas de Meio Aberto como algo que pode barrar a trajetória infracional do adolescente, logo nas práticas dos primeiros atos”, destacou.

Câmeras do Olho Vivo

Durante a reunião em Passos, o secretário de Defesa Social, Rômulo Ferraz, falou das ações de segurança que foram tomadas neste ano após a vinda da cúpula da Defesa Social para a cidade, em 2012, na reunião do Comitê de Monitoramento dos Crimes Violentos.

O sistema de monitoramento Olho Vivo, anunciado na última reunião, já está com todas as 16 câmeras licitadas e deve entrar em funcionamento até março do próximo ano. “Vale lembrar que, nas áreas onde foi instalado, o projeto Olho Vivo conseguiu reduzir de 30% a 40% os crimes violentos contra o patrimônio, que são em sua grande maioria, os roubos,” disse o secretário.

A instalação do Grupamento Especializado em Áreas de Risco (Gepar) da Polícia Militar no bairro Novo Horizonte, realizado este ano, e requerido na última reunião com a cúpula da Defesa Social também está trazendo bons resultados. Segundo informações das polícias locais, enquanto em 2012 ocorreram 12 homicídios na área onde agora atua o Gepar, em 2013, já com os trabalhos do grupo, foi registrado apenas um homicídio.

via Agência Minas

Seguidores