sábado, 14 de dezembro de 2013

Escola de Saúde Pública e Hemominas formam técnicos em Hemoterapia

Após uma capacitação inédita em Minas Gerais, 12 técnicos foram habilitados para trabalhar na área, em solenidade de formatura realizada nesta quinta-feira

Formatura dos técnicos foi realizada no auditório da Escola de Saúde Pública | Divulgação/ESP-MG

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com a Fundação Hemominas e o Ministério da Saúde, habilitou 12 técnicos em hemoterapia em solenidade realizada nesta quinta-feira (12), no auditório da Escola, em capacitação inédita em Minas Gerais.

A hemoterapia é uma área em expansão, sendo uma das prioritárias de formação profissional elencadas pelo Ministério da Saúde. De acordo com o diretor-geral da ESP-MG, Damião Mendonça, o objetivo do curso é capacitar funcionários que já atuam em hemocentros, unidades de coleta e transfusão, núcleos de hemoterapia e centrais de triagem laboratorial de doadores.

A presidente da Hemominas, Júnia Mourão, enfatiza a importância do conhecimento de todo o ciclo do sangue. “Agora, estes profissionais, ao perceberem a importância das funções dentro do processo, conseguiram executar melhor a sua atividade”, disse. Animada, a presidente manifesta o desejo de novas turmas. “Essa parceria com a ESP-MG foi muito positiva, enriqueceu muito nossa visão de ensino. Temos demanda para novas turmas e acho que com o feedback dos alunos, não há dúvida sobre a importância”, completou.

Servidora da Hemominas há 12 anos, a técnica de laboratório Iara Avelar enfatiza que aperfeiçoou o conhecimento na área em que trabalha e conheceu todo o processo. “Adorei o curso. Acho que para nós que trabalhamos na Hemominas é essencial. O processo de trabalho é setorizado. Agora, sei todo o ciclo do sangue”, contou.

Farmacêutico, servidor há 8 anos da Fundação Hemominas, docente assistente local do curso, Alessandro Moreira, explica a importância da formação para o atendimento ao cidadão. “É uma alegria grande em termos essa formatura. Na hemoterapia, não existia profissional com formação específica para trabalhar nessa área. Os profissionais têm outra formação e são treinados. Assim, demos um salto de qualidade muito grande. O profissional tem uma visão sistêmica, do contexto geral da Hemoterapia”, destacou.

O curso

De acordo com a portaria no 3.189/2009, a Hemoterapia apresenta-se como uma das áreas prioritárias para formação profissional em saúde, elencadas pelo Ministério da Saúde. Em 2010, a ESP-MG começou o processo de estruturação do curso em parceria com a Fundação Hemominas, dando inicio a primeira turma de técnicos em hemoterapia atuantes no sistema único de saúde de Minas em março de 2012. O curso teve como fonte financiadora o recurso do Programa de Formação Profissional em Saúde (Profaps).

O campo de atuação do profissional envolve os serviços de hemoterapia, tais como: hemocentros, núcleo de hemoterapia, unidade de coleta e transfusão e central de triagem laboratorial de doadores. Com carga horária de 1.445 horas/aula, os profissionais tiveram atividades voltadas para a orientação prévia do cliente/paciente, coleta, processamento e análise do sangue e hemocomponentes. Também foram abordados conhecimentos sobre políticas de saúde, os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), aspectos históricos, sociais e culturais do sangue.

via Agência Minas 

Seguidores