sábado, 9 de novembro de 2013

Governo de Minas realiza conferência para debater políticas públicas para os jovens

Evento em Araxá teve a presença do governador Antonio Anastasia, que reafirmou o compromisso do Estado com a juventude 

Anastasia reafirmou o compromisso do governo de trabalhar para melhorar a vida da juventude mineira | Gil Leonardi / Imprensa MG

Investir em ações voltadas para os jovens tem sido uma das prioridades em Minas Gerais. No Estado, a juventude tem participação garantida e ativa na construção das políticas públicas. E para ouvir os jovens, o Governo de Minas realiza neste fim de semana, em Araxá, no Alto Paranaíba, a 3ª Conferência Estadual da Juventude. Neste sábado (9), o governador Antonio Anastasia esteve na conferência e reafirmou o compromisso do governo de sempre trabalhar para melhorar cada vez mais a vida da juventude mineira.

“Estamos na 3ª Conferência Estadual da Juventude em Minas, já é uma política muito exitosa e sabemos que a política da juventude está presente em todas as áreas do Governo, na educação, saúde, segurança, infraestrutura, emprego, cultura, então, é claro, que tem de haver o que chamamos de uma política que seja intersetorial, e é fundamental que ela seja feita em parceria com os próprios jovens, os delegados por eles escolhidos e que vão apontar as prioridades”, ressaltou o governador Anastasia.

A conferência, promovida a cada dois anos, possui o objetivo de fortalecer a relação entre governo e sociedade para assegurar maior efetividade do jovem na formulação, execução e controle das políticas públicas, de forma a garantir o exercício da democracia por meio do diálogo. No encontro, estão sendo discutidos os temas cultura e conexão; diálogo com o governo; direito de se associar e mobilização social; educação; formação profissional, empreendedorismo e emprego; respeito às diferenças; segurança; sexualidade; vida saudável e políticas sobre drogas; e os objetivos do milênio, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

As reuniões municipais e regionais contaram com a participação de 236 municípios, que nomearam 417 delegados. Os jovens redigiram um documento com as propostas que estão sendo apresentadas na 3ª Conferência Estadual da Juventude, com a finalidade de estabelecer uma rede de prioridades que norteará as diretrizes das políticas públicas de juventude do Estado de Minas Gerais. No primeiro dia da conferência, nessa sexta-feira (8), foi lançado o Observatório da Juventude. Trata-se de um site (www.observatorio.juventude.mg.gov.br) que reúne todas as 82 ações relacionadas à juventude desenvolvidas pelo Governo de Minas.

Também estiveram presentes no segundo dia da 3ª Conferência Estadual da Juventude o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Eros Biondini; o subsecretário da Juventude, Gabriel Azevedo; o subsecretário de Políticas sobre Drogas, Cloves Benevides; o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa; entre outras autoridades.

Ações para juventude

O Governo de Minas Gerais tem uma Agenda Jovem que reúne todas as 82 ações de políticas públicas de juventude, dividas em nove eixos temáticos: diálogo com o governo, conviver com diferenças, mobilização social, educação, emprego e profissionalização, cultura e conexão, vida saudável e drogas, sexualidade, e segurança.

Dentre as ações destacam-se o Centro de Referência da Juventude, espaço em Belo Horizonte cuja função é agregar uma séria de demandas comuns aos jovens; o Poupança Jovem, uma bolsa de incentivos para atender estudantes do ensino médio público estadual que residem em municípios com alto índice de evasão escolar e vulnerabilidade social.

Além do programa Jovens Mineiros Cidadãos do Mundo, que promove a internacionalização de Minas nos campos institucional, econômico e tecnológico, através do intercâmbio de universitários e profissionais do Estado; o Centro Vocacional Tecnológico, o programa Fica Vivo!, o Plug Minas e tantos outros projetos.

Observatório da Juventude é lançado durante conferência estadual

Portal irá reunir em um só local todas as ações de juventude em cada município de Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ) lança neste final de semana, durante a 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude, o Observatório da Juventude, portal que contém em um só local todas as ações de juventude, especialmente as desenvolvidas pela Subsecretaria, pelo Comitê Intersetorial de Políticas para a Juventude e pelo Conselho Estadual de Juventude.

No Observatório são listadas todas as atividades desenvolvidas por cada município, bem como índices de desenvolvimento relacionados à juventude, informações sobre conselhos e os programas desenvolvidos pela Subsecretaria de Juventude.  O Observatório da Juventude pode ser acessado no endereço: http://observatorio.juventude.mg.gov.br

De acordo com o subsecretário de Estado de Juventude, Gabriel Azevedo, o portal servirá como ponte entre os órgãos e os jovens. “O novo site possibilita o uso da internet para diminuir a distância entre o governo e o cidadão, com manuais de como formar um conselho municipal e agir como fiscalizador do poder executivo de maneira direta. Além disso, todos terão acesso aos indicadores da juventude, sejam eles bons ou ruins, com total transparência”, ressaltou. O subsecretário contou ainda que o objetivo é facilitar o acesso à informação, mostrando de maneira didática quem são os agentes responsáveis pela política pública de juventude no Governo de Minas.

via Agência Minas

Seguidores