quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Santa Bárbara, CEFET e PBH formam turma do PROEJA-FIC

Programa federal voltado para educação e capacitação de jovens adultos ofereceu aulas em canteiros de obras

 

Hoje, dia 22, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET), em parceria com a Santa Bárbara Engenharia e a Prefeitura de Belo Horizonte formará 15 alunos que participaram do PROEJA-FIC (Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos - Formação Inicial Continuada), programa federal para o ensino e capacitação de jovens adultos.

Desde 2007, a Santa Bárbara firma parceria com o CEFET para qualificar jovens e adultos através do PROEJA-FIC.  Em 2010 os alunos do programa aprenderam na prática o ofício de pedreiro, sendo que as aulas teóricas foram realizadas no CEFET e as aulas práticas dentro da obra Vila São José,  empreendimento da Santa Bárbara Engenharia na capital mineira. Durante seis meses, os estudantes, na faixa de 18 a 22 anos, assistiram a 240 horas de curso, com recebimento de uma bolsa de R$ 100,00 por mês, fornecida pelo governo federal para subsidiar os estudos.

Para a realização do PROEJA-FIC, a Santa Bárbara forneceu a estrutura nas obras, os equipamentos de proteção, uniformes e lanches. Os professores – um engenheiro, um mestre de obras e três monitores – foram contratados pelo CEFET. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, possibilitou o transporte e selecionou os estudantes.

            A capacitação nas obras foi o grande diferencial do projeto, de acordo com o professor Carlos Rezende, Diretor de Extensão do CEFET. "Poderíamos ter realizado o curso de capacitação profissional apenas no ambiente de nossas salas e laboratórios, mas buscamos a parceria com a Santa Bárbara e a Prefeitura para construir um projeto social inovador e com maior efetividade na qualificação profissional", diz. Rezende destaca a estrutura montada na Vila São José. "A empresa conseguiu harmonizar com segurança a presença dos alunos e a rotina dos trabalhadores".

           A promoção do PROEJA-FIC se soma a outras ações voltadas para a educação desenvolvidas pela Santa Bárbara. A empresa oferece aos seus colaboradores, por exemplo, os programas de educação básica e formação técnica. Ela também apoia entidades voltadas ao ensino de crianças e adolescentes como Associação Querubins, Undió e Memória Gráfica, por meio de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna. "Os resultados obtidos com os investimentos sociais em educação são sustentáveis, pois possuem caráter transformador, duradouro e multiplicador", afirma Fabrício Soares, responsável pelas ações de Responsabilidade Social da Santa Bárbara.

PROEJA FIC

PROEJ-FIC é um programa nacional que integra a educação profissional com a educação básica, na modalidade de educação de jovens e adultos. O objetivo é suprir a grande demanda de qualificação profissional entre os alunos que não completaram o ensino fundamental na adolescência. Criado pelo Ministério da Educação, o programa conta com o apoio de instituições públicas e parceira com a iniciativa privada. Além da formação profissional o programa prevê o reforço a formação pedagógica dos professores que atuam diretamente com os alunos do EJA.

 

AGENDA - Formatura dos alunos do PROEJA FIC

Local: Prédio da Administração do CEFET-MG – Campus I – 2º andar

Avenida Amazonas, 5253, bairro Nova Suíça – Belo Horizonte

Data: Hoje

Horário: 19h 

 

Thiago Silvério | Ideia

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores