Objetivo é conscientizar população sobre importância de separar lixo doméstico
A Prefeitura de Santa Juliana, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, acaba de lançar o Programa de Coleta Seletiva de Lixo. O objetivo é informar à população da necessidade de separar o lixo úmido (orgânico) do seco (inorgânico) e incentivar que a prática seja adotada pela comunidade.
Para o lançamento, o governo municipal contou com a ajuda dos alunos da rede municipal e estadual de Santa Juliana, que percorreram as ruas da cidade entregando panfletos e pregando cartazes com informações sobre como a separação do lixo deve ser feita. De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Marcos Magno da Gama, a prática é muito simples e fundamental para resolver o problema do aterro sanitário do município, que já está saturado. "As pessoas têm que separar o lixo em casa. Assim, fica mais fácil de fazer a triagem do que é reciclável na Unidade de Reciclagem e Compostagem de Lixo para que nem todo o lixo seja levado para o aterro", disse.
Lixeiras específicas
Após a triagem feita pelos funcionários da Prefeitura, os resíduos recicláveis são vendidos para empresas. Além da ação do dia do lançamento do programa, a população será informada por comunicados via rádios, reuniões com associações de bairros, palestras em escolas, entre outros. "Essa comunicação será de fundamental importância, porque o êxito do programa de coleta seletiva depende da participação de toda a comunidade", afirmou Gama.
A Prefeitura também já criou um modelo de lixeira padrão, com dois compartimentos separados para cada tipo de lixo e pretende fixá-las nas calçadas das quadras de cada bairro. Serão enviadas cartas a todos os comércios, indústrias e entidades de Santa Juliana convidando os proprietários a participarem do programa e informando que as lixeiras serão doadas pelo governo municipal em número suficiente para atender toda a cidade. "Com essa padronização de lixeiras teremos melhor acomodação dos resíduos, eles não ficarão mais espalhados pela calçada e ao alcance dos animais. Isso agilizará e muito a coleta feita pelos funcionários da Prefeitura, o que tornará a limpeza da cidade mais dinâmica e dentro dos padrões ambientais aceitáveis", disse o secretário.
Ludimila Rodrigues | Serifa
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.