sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Pesquisa do IBGE apresenta bons resultados para o abastecimento de água e esgotamento sanitário em Minas Gerais

A pesquisa realizada pelo IBGE e divulgada hoje (20/08) em todo país, mostrou que Minas Gerais está entre os três Estados com os melhores índices de atendimento em abastecimento de água e esgotamento sanitário.

 

Enquanto no Brasil o percentual de cobertura com os serviços de esgoto é de 45,70%, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais – Copasa -, atende 83% dos domicílios dos municípios onde atua. Com abastecimento os números são ainda melhores. No Brasil o percentual de domicílios com atendimento com rede de distribuição de água é 78,60%, a Copasa apresenta um índice de 98%.

 

A Copasa tem a concessão dos serviços de abastecimento de água de 613 municípios, um número que corresponde a quase 70% dos municípios mineiros. Já com os serviços de esgotamento sanitário, a Companhia é detentora da concessão de 203 municípios. São quase 13 milhões de pessoas atendidas com água tratada e  mais de 7 milhões com acesso ao esgotamento sanitário.

 

Para atingir estes índices, os investimentos realizados pela Companhia nos últimos sete anos superaram os R$ 5 bilhões. Os recursos foram aplicados em diversos empreendimentos para expansão, modernização e melhoria dos serviços, levando oportunidades de negócios promovendo o desenvolvimento, gerando mais empregos e levando saúde para a população.

 

"Os excelentes números da Copasa confirma o sucesso da gestão do Governo de Minas, que transformou a empresa em referência em saneamento. A Copasa é hoje a empresa de serviço público mais premiada do Brasil. E quem ganha com isto é Minas Gerais", disse o presidente da Copasa, Ricardo Simões.

 

De 2003 para cá o atendimento com água tratada aumentou para mais 2,4 milhões de pessoas.  Mais de 2,7 milhões de habitantes também passaram a ser atendidos com esgotamento sanitário. O percentual de tratamento dos esgotos coletados que no final de 2002 era de 27% vai saltar para 70% até o final de 2010, representando um acréscimo de 118%. Foram implantadas 7,9 mil quilômetros de novas redes de água e outros 6 quilômetros de redes coletoras de esgoto.

 

Atualmente, a empresa possui 102 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em operação no Estado, outras 64 estão em obras e 05 estão para serem licitadas. A companhia está, ainda, com 47 ETEs projetadas para serem construídas.

 

Com os investimentos da Copasa em esgotamento sanitário, o volume de esgotos tratados, em Minas, passou de 55 para 127,4 milhões metros cúbicos anuais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos mineiros e do meio ambiente.


Agência Minas

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores