terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Hidroex abre-se a pesquisas e capacitação em recursos hídricos

Minas Gerais marcou oficialmente o início das atividades da Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada em Águas – Hidroex, nessa segunda-feira (1), em Frutal, Triângulo Mineiro. Com essa unidade, o Estado passa a integrar os vinte centros do mundo de categoria II, parceiros do Instituto de Educação para as Águas – IHE/Unesco, com sede em Delft, na Holanda.

Com a inauguração da Hidroex em Frutal, Minas passa a integrar os 20 centros do mundo parceiros do IHE/Unesco | Carlos Alberto/Secom-MG 

A solenidade teve a presença do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, representando o Governo de Minas, acompanhado da delegação da Unesco, que veio especialmente para a ocasião, além do deputado Narcio Rodrigues, idealizador do projeto, a reitora da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Janete Paiva, professores e pesquisadores e lideranças políticas da região.

A prefeita de Frutal, Maria Cecília Marchi Borges, disse que o Hidroex é muito bem-vindo ao município, pois será um exemplo para Minas Gerais e para o país, por tratar da pesquisa e da capacitação de profissionais em um tema tão importante que é água.

A atriz global Cléo Pires, embaixadora do Hidroex-Unesco para as Águas, manifestou-se honrada em participar do evento e espera colaborar para que Frutal se torne um modelo para o mundo, por meio do centro.

O reitor do IHE, professor András-Szöllössi-Nagy, um dos mais importantes especialistas em água no mundo, lembrou que o Hidroex tem uma missão extremamente importante, pois a água será o principal bem, o mais importante para o futuro da humanidade. A parceria que está sendo firmada entre os dois institutos para pesquisas e o uso adequado dos recursos hídricos será consolidada com a assinatura de um documento, nesta terça-feira (2), pelo governador Aécio Neves, em Frutal. 

O secretário Alberto Portugal explicou que Frutal está devidamente integrada à economia do conhecimento, no momento em que consolida o Hidroex e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), que inaugura o seu novo campus na cidade com 1300 alunos matriculados. O Hidroex, segundo ele, expressa uma nova história dos recursos hídricos no mundo tropical, com a participação de renomados profissionais no assunto, além do know-how do IHE.

O centro mineiro de estudos será uma referência para conservação do patrimônio hidrológico da América Latina e das nações africanas de língua portuguesa, que terão atendimento prioritário. É o segundo criado no Brasil, depois de Itaipu, porém é o primeiro da América, focado na qualificação e capacitação de profissionais brasileiros, latino-americanas e africanos dos países de língua portuguesa. Numa segunda etapa, o projeto prevê ainda, a transferência de conhecimento para outros países da África que não falam português.

O Hidroex está funcionando em sede provisória, porém dotado das condições básicas para o início das atividades.  A sede própria, que será concluída ainda este ano, terá uma infraestrutura voltada para receber profissionais brasileiros e estrangeiros em seus alojamentos. Contará ainda com uma biblioteca, um complexo de laboratórios, restaurante, auditórios, salas de aula, reitoria, além de espaços cultural e esportivo.

O centro tornou-se Fundação Centro Internacional de Educação, Capacitação e Pesquisa Aplicada à Água – Hidroex, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Com essa lei, criou-se também a autonomia administrativa e financeira da instituição em 4 de novembro de 2009, com a sanção, pelo governador Aécio Neves, da Lei 18.505.

via Agência Minas

Veja o que já publicamos sobre o assunto

Seguidores