quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Missão mineira participa de feira internacional de frutas em Berlim


Minas Gerais participará pela primeira vez de uma feira internacional de frutas. Uma missão comercial chefiada pela Central Exportaminas, órgão ligado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), levará até Berlim, Alemanha, de 3 a 5 de fevereiro, produtores, técnicos, exportadores e empresários do setor para participarem da Fruit-Logistica 2010, principal feira mundial na área de perecíveis.

A missão técnica e comercial de Minas Gerais, formada por 22 pessoas, tem ainda o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e contará com o suporte de consultores da empresa americana Agland. Interessados em participar do grupo ainda poderão entrar em contato com a Central Exportaminas, pelo telefone (31) 3269-5500 ou pelo e-mail promocao@exportaminas.mg.gov.br.

O diretor da Central Exportaminas, Jorge Duarte Oliveira, lembrou que o Brasil já é um grande exportador de frutas, liderado por São Paulo, enquanto o Nordeste, com destaque para Petrolina e Juazeiro, está se transformando em um grande polo produtor. "Como Minas Gerais ainda não é um grande exportador, mas tem um grande potencial, estamos com ações voltadas para alavancar as exportações de frutas e outros produtos perecíveis, como carnes, flores, alimentos resfriados e congelados", destacou.

O diretor explicou que, este mês, a Central Exportaminas iniciou, com recursos do Banco Mundial (Bird), um projeto de consultoria para análise das oportunidades no mercado internacional para a produção mineira, notadamente a da região do Jaíba. "Também serão estudadas as necessidades logísticas para que possa ser criada no Estado uma completa cadeia refrigerada, envolvendo a região do Jaíba e do Aeroporto Internacional Tancredo Neves", enfatizou.

A Feira
O Espaço Minas Gerais, organizado pela Central Exportaminas conjuntamente com o Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), ficará no Pavilhão Brazilian Fruit. Haverá estandes da Exportaminas/ Sebrae-MG, do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), da Associação dos Bataticultores de Minas Gerais (Abasmig), da Associação dos Morangueiros de Estiva (AME) e da empresa NL Frutas.
O grupo mineiro fará uma visita técnica à Rede Metro, ao mercado atacadista de Berlim, ao shopping KDW e à feira aberta a visitantes. Dentre os eventos paralelos, destaca-se o Freshconex (fórum de negócios com seminários e encontros sobre tecnologia, logística, embalagem e comercialização de produtos de conveniência).

via Agência Minas

Leia também:
Região do Jaíba receberá R$ 30 mi em investimentos para infraestrutura
Marca "Jaíba" certifica fruticultura do Norte de Minas
Programas transformam vidas no Norte de Minas
Barragens viabilizam convivência com a seca
Frutas e cachaça de Minas na Fruit Logística 2012
Assentados em Uberlândia receberam curso de plantio de hortaliças
Exportaminas coordena participação de produtores do Jaíba na Fruit Logística
Para tirar agricultores familiares da informalidade
Novas regras para a agroindústria caseira rural beneficiam pequenos produtores
Produção de oleaginosas pela agricultura familiar será ampliada no Estado
Banana orgânica do Jaíba alcança o mercado de São Paulo
Missão mineira participa de feira internacional de frutas em Berlim
Anastasia autoriza troca de sistemas de irrigação em Jaíba

Seguidores