sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Belo Horizonte sedia 3° Encontro de Museus de Minas Gerais

BELO HORIZONTE (04/12/09) - Representantes da área museológica de Minas e especialistas do setor reúnem-se em Belo Horizonte, entre os dias 9 e 11 dezembro, durante o 3° Encontro de Museus de Minas Gerais. O evento, realizado pela Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), acontece no auditório Ministro Carlos Fulgêncio da Cunha Peixoto do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (rua Goiás 229 – Centro). O objetivo é aprofundar a discussão sobre as diretrizes de consolidação e fortalecimento do Sistema Estadual de Museus de Minas. 

O encontro vai promover mesas redondas sobre políticas culturais voltadas para a área museológica, palestras, painéis e a realização simultânea de dois importantes cursos: Plano Museológico e Diretrizes Museológicas. Além disso, terá a participação de autoridades nacionais e de profissionais da área de museus e áreas afins. 

Minas Gerais conta hoje com mais de 320 museus e, a exemplo de outros 13 estados brasileiros, vem trabalhando sistematicamente pela consolidação do Sistema Estadual de Museus – Museus de Minas. A principal iniciativa nesse sentido é a realização dos Encontros de Museus de Minas Gerais. Desde a primeira edição, realizada em 2005, a criação desse sistema era uma das principais propostas. No segundo encontro, realizado em 2008, as discussões foram orientadas pela análise da minuta do Projeto de Lei de criação do Sistema Estadual de Museus de Minas e a criação de uma comissão responsável pela redação final do projeto de lei e seus encaminhamentos oficiais. 

Nos últimos anos, especialmente a partir de 2004, com a criação do Sistema Brasileiro de Museus (SMB), é evidente uma crescente articulação pela organização, desenvolvimento e valorização das instituições museológicas brasileiras. Em 2009, duas importantes ações políticas do governo federal no campo museológico - a criação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e a instituição da lei que define o Estatuto de Museus - vieram confirmar e fortalecer a importância da grande e diversificada rede de museus espalhada por todo o território nacional.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores