quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Irrigação no setor florestal é tema de congresso em Minas

BELO HORIZONTE (03/09/09) - O Polo de Excelência em Florestas daSecretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes)participou do 19º Congresso Nacional de Irrigação e Drenagem (Conird) que acontece desde o dia 31 de agosto em Montes Claros, Norte de Minas. Durante o evento que vai até o dia 4 de setembro serão apresentados trabalhos científicos, oficinas e palestras sobre temas diversos em segurança hídrica, alimentar e ambiental. Estão na pauta de discussões a exploração econômica, desenvolvimento da agricultura irrigada e preservação dos recursos naturais.

De acordo com o professor Vinícius Rezende das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu), a irrigação de pastagens aumenta a produtividade e libera áreas para outras atividades como plantio de florestas. Para o professor André Luís Fernandes da Fazu, a certificação florestal é muito importante e há muitos benefícios ambientais nas florestas plantadas como o seqüestro de carbono. 

Para o gerente executivo da Agência Nacional de Águas (ANA), Devanir Garcia dos Santos, a Gestão de Recursos Hídricos deve levar em consideração a conservação do solo e da água. "Os serviços ambientais trazem diversos benefícios como a manutenção da biodiversidade e conservação da qualidade e quantidade da água", enfatizou. 

Outro tema abordado foi o Programa Bolsa Verde de Minas Gerais onde o produtor rural é incentivado a manter a floresta em pé. Segundo Regina Camargos, do 
Instituto Estadual de Florestas (IEF), nesse projeto o produtor rural recebe recursos financeiros, assistência técnica e insumos (formicida, adubo, mourões, rolo de arame e mudas). "As áreas são monitoradas por visitas técnicas e georeferenciamento, descrição das características do imóvel rural", informou. Há ainda outros projetos do IEF, como o de Reflorestamento para Recuperação de Áreas Degradadas na Região do Médio Rio Doce, Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica. 

O tema Oportunidades de Negócios com Florestas Plantadas, Recomposição Florística e Conservação dos Recursos Hídricos foi apresentado pelos professores Silvio Nolasco e Herly Dias da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Eles falaram sobre a melhor ocupação do espaço produtivo, diversificação de produtos comercializáveis, os pagamentos por serviços ambientais, aumento da produtividade agrícola e florestal. "Uma grande oportunidade de aliar a questão ambiental à econômica numa propriedade rural é implantação dos sistemas agrossilvipastorised", declarou Nolasco. 

Nesta sexta-feira (4) haverá Dia de Campo na represa Bico da Pedra, região de Janaúba abordando o desenvolvimento da agricultura irrigada.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores