sexta-feira, 31 de julho de 2009

Secretaria de Estado de Saúde acompanha possíveis casos de Gripe A em Minas Gerais

BELO HORIZONTE (31/07/09) – Sobre as medidas de enfrentamento da Influenza A (Gripe Suína), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa: 

1. Minas Gerais tem hoje, até o momento, 373 casos suspeitos e 155 casos confirmados de Influenza A. Há 291 descartados. 

2. Foi confirmado hoje, por meio de exame laboratorial, 1 caso. 

3. Na manhã desta sexta-feira, 31/07, após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A com representantes da rede de educação de Minas Gerais (Secretaria de Estado de Educação, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais-Sinepe, UFMG, UEMG, Sindicato dos Professores de Minas Gerais) ficou definido o adiamento do retorno às aulas pelo período de uma semana. O retorno às aulas fica agendado para o próximo dia 10 de agosto. Para a rede estadual a decisão é uma diretiva, já para a rede particular e municipal vale como orientação ficando, a decisão, a cargo de cada município e cada instituição particular. O município de Belo Horizonte informou que a orientação será acatada pela rede municipal e o Sinepe também informou que irá seguir a orientação, porém vale salientar que cada escola particular tem autonomia por sua decisão. 

4. A partir de amanhã, 01/08, para fortalecer a decisão do adiamento do retorno às aulas, serão veiculados em todas as emissoras de TV e rádios do Estado, lettering e spot com o seguinte texto: "Tendo em vista o aumento de casos da Influenza A/ H1N1, conhecida também como Gripe Suína, que vem ocorrendo no País, situação agravada por esta época do ano, o Governo de Minas acatou recomendação do Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A/ H1N1 e adiou o reinício das aulas na rede estadual, para o dia 10 de agosto. Trata-se de uma medida de caráter preventivo, com o objetivo de proteger melhor nossas crianças e toda a comunidade da rede escolar". 

5. É importante ressaltar que o adiamento do retorno às aulas não tem relação com o perfil epidemiológico da Influenza A no Estado, pois este não sofreu nenhuma mudança significativa. O adiamento foi definido para que a próxima semana seja direcionada à capacitação dos professores e profissionais que lidam diretamente com os alunos, uma vez que muitos destes profissionais ainda se encontravam de férias. 


6. Na próxima quinta-feira, 06/08, será promovido o Dia D da Comunicação. De 15h às 16h, serão transmitidas pelo Canal Minas Saúde, palestras com o objetivo de informar os profissionais de saúde dos municípios, profissionais da educação e sociedade, sobre a Influenza A, suas formas de prevenção, contágio, sintomas, entre outros. A programação poderá ser acompanhada nas 3 mil unidades básicas de saúde que possuem pontos de transmissão e nas 28 Gerências Regionais de Saúde. 

7. Na próxima semana, a Câmara Técnica de Vigilância em Saúde do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Saúde (Conass), se reunirá pra discutir estratégias comuns a todos os Estados no que diz respeito à Influenza A. 

8. O Governo do Estado tem direcionado esforços para a aquisição de 125 mil quilos de álcool gel para atender a Rede Estadual de Ensino, objetivando a esterilização das mãos, medida importante para evitar a disseminação do vírus H1N1. Os recursos para a compra já foram alocados e a aquisição depende agora de fornecedores. É importante ressaltar que água e sabão substituem o álcool gel. 

9. Um paciente de 48 anos, internado no Hospital Risoleta Neves desde 24-08, faleceu às 9h de hoje. Trata-se de um caso suspeito de Influenza A, que já teve amostra coletada para exame. O paciente era hipertenso, diabético, portador de cardiopatia e disfunção renal grave. Já apresentava quadro respiratório grave quando deu entrada no Pronto Socorro do hospital, onde foi entubado e transferido para o CTI. 

9. A Secretaria de Estado de Educação informa que todas as escolas estaduais devem seguir as seguintes orientações no período compreendido entre 03 e 07/08: 

- Os professores e funcionários das escolas estaduais devem se reunir na escola no período para programar a recepção dos alunos no dia 10/08 e as ações que serão desenvolvidas para prevenir a propagação do vírus da Influenza A H1N1 (gripe suína) a partir da volta às aulas; 

- A Secretaria de Estado de Saúde produziu três milhões de cartilhas educativas sobre o tema, que serão distribuídas pelas 46 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) para todas as escolas. Além disso, a comunidade escolar pode enriquecer o trabalho junto aos alunos. Os diretores e professores devem usar matérias jornalísticas divulgadas na imprensa e na internet, e especialmente informações disponibilizadas nos sites das secretarias de Estado de Saúde e Educação com as formas de prevenção e sintomas da nova gripe: 

- Como deve ser o contato da escola com os pais para o repasse de orientações, inserindo e mobilizando a família nas ações de prevenção; 

- Produzir um controle especial de frequência para que a SEE possa informar o Comitê de Enfrentamento sobre a ausência de alunos motivada por gripe; 

- Incentivar a participação de representantes das escolas em comitês municipais de saúde; 

- Manter os alunos em ambientes ventilados o máximo possível e evitar a aglomeração de alunos, fazendo o escalonamento do recreio a partir do dia 10/08; 

- Verificar as práticas normais de higiene e adquirir álcool gel para disponibilizar o produto aos alunos e incentivar o uso por todos da comunidade escolar. A SEE informa que já autorizou a compra do álcool gel pelas escolas; 

- Divulgar as peças educativas produzidas pela Secretaria de Estado de Saúde e disponibilizar o número do Disque Epidemiologia (0800 283 22 55) nas dependências da escola e das SREs. 

- A Secretaria de Estado de Educação informa, ainda, que disponibilizará constantemente novas informações no Portal da Educação. 

10. Minas tem hoje 31 pacientes em isolamento hospitalar, sendo 13 no Hospital das Clínicas (HC) e 18 no Hospital Eduardo de Menezes. 

Hospital das Clínicas: 

- O homem, de 27 anos, internado desde 29/06, com diagnóstico confirmado para a Influenza A (H1N1) continua em estado grave e inalterado. 

- Adolescente do sexo masculino, 15 anos, internado dia 30/07, apresenta tosse, coriza, cefaléia, está afebril, tem uma asma associada. Seu estado é considerado grave. 

- Homem de 45 anos, internado dia 27/07, tosse e leve dispnéia, mas está clinicamente estável. 

- Criança, do sexo feminino, de 1 ano e 4 meses, internada dia 28/07 está assintomática. 

- Bebê, do sexo masculino, 03 meses, internado dia 29/07, apresenta febre, tosse seca e esforço respiratório, mas está clinicamente estável. 

- Mulher, 28 anos, internada dia 29/07, está afebril, apresenta tosse produtiva e está clinicamente estável. 

- Mulher, 30 anos, internada dia 30/07, apresenta tosse seca e está clinicamente estável. 

- Homem, 73 anos, internado dia 30/07, apresenta insuficiência respiratória, mas está clinicamente estável. 

- Homem, 21 anos, internado dia 30/07, apresenta febre, tosse e dispnéia. Está clinicamente estável. 

- Mulher, 29 anos, internada dia 30/07, apresenta tosse seca e febre. Está clinicamente estável. 

- Mulher, 22 anos, internada dia 31/07, gestante, apresenta tosse seca e dispnéia. Está clinicamente estável. 

- Criança, sexo masculino, 2 anos, internada dia 31/07. Está sem febre, mas apresenta dispnéia e chieira. Está clinicamente estável. 

- Mulher, 20 anos, gestante, internada dia 31/07. Apresenta cefaléia, tosse produtiva, febre, coriza e dor de garganta. Está clinicamente estável. 

Houve registro da alta hospitalar de um rapaz de 19 anos, internado dia 27/07. 

Hospital Eduardo de Menezes: 

Enfermaria: 

- Mulher, 45 anos, entrada em 28/07. Paciente de comorbidade internada devido quadro gripal, boa resposta ao tratamento. Alta hospitalar hoje. 

- Homem, 42 anos, entrada em 29/07. Paciente assintomático, recebe alta hoje.

- Mulher, 18 anos, entrada em 25/07. Paciente portadora de cardiopatia reumática, internada devido a descompensação pós-pneumonia bacteriana. Respondeu muito bem ao tratamento. Alta hospitalar hoje. 

- Mulher, 52 anos, entrada em 30/07. Internado com quadro gripal agudo, infecção pulmonar associada. Sem febre e estável. 

- Homem, 59 anos, entrada em 30/07. Paciente portador de cardiopatia, apresentando quadro gripal agudo, mantendo febre e dispnéia. 

- Mulher, 31 anos, entrada em 30/07. Paciente asmática com quadro gripal agudo. 

- Homem, 28 anos, entrada em 30/07. Paciente portador de hipertensão arterial sistêmica. Internado devido a quadro gripal agudo e pneumonia bacteriana. Estável. 

- Mulher, 31 anos, entrada em 29/07. Paciente asmático com quadro gripal agudo. Evoluindo com melhora respiratória importante. 

- Mulher, 32 anos, entrada em 23/07. Paciente com síndrome gripal aguda, complicada com pneumonia bacteriana e derrame pleural, sem febre. 

- Mulher, 45 anos, entrada em 25/07. Persistindo com febre, mas com melhora do quadro geral e do apetite. Apresenta dispnéia a noite, mas respira sem ajuda de aparelhos. 

- Mulher, 51 anos, entrada em 28/07. Quadro gripal agudo, persistindo com febre. Paciente com hipertensão e hipotireiodismo. Em uso de Tamiflu. 

- Mulher, 17 anos, entrada em 29/07. Paciente com síndrome gripal aguda, complicada com pneumonia bacteriana. Febre e vômitos ontem. Hoje um pouco melhor e sem febre. 

- Mulher, 41 anos, entrada em 24/07. Paciente com quadro gripal agudo e infecção bacteriana secundária. Evoluindo com melhora clínica significativa. 

- Mulher, 36 anos, entrada em 27/07. Paciente pós-alta do CTI, portadora de cardiopatia reumática, internada devido a quadro de síndrome gripal agudo e pneumonia bacteriana. Estável e sem febre. 

- Homem, 47 anos, entrada em 29/07. Quadro gripal agudo e infecção bacteriana secundária. Evoluindo com melhora. 

CTI: 

- Homem, 48 anos, entrada em 30/07. Quadro gripal complicado com pneumonia bacteriana grave. Respira com ajuda de aparelhos e necessita de drogas vasoativas para manutenção da pressão. Muito grave. 

- Mulher, 50 anos, entrada em 29/07. Precisa de suporte ventilatório não invasivo, grave, mas estável. 

- Homem, 23 anos, entrada em 29/07. Quadro grave, respira com ajuda de aparelhos, necessita de drogas vasoativas para a manutenção da pressão.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores