sexta-feira, 31 de julho de 2009

Governo adia retorno das aulas da rede estadual de ensino


BELO HORIZONTE (31/07/09)- O Comitê Estadual de Enfrentamento da Influenza A, juntamente com representantes da rede de educação de Minas Gerais (
Secretaria de Estado de Educação, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais-Sinepe, UFMG, UEMG, Sindicato dos Professores de Minas Gerais), definiu pelo adiamento do retorno às aulas pelo período de uma semana. 

O retorno às aulas fica agendado para o próximo dia 10 de agosto. Para a rede estadual a decisão é uma diretiva, já para a rede particular e municipal vale como orientação ficando, a decisão, a cargo de cada município e cada instituição particular. O município de Belo Horizonte informou que a orientação será acatada pela rede municipal e o Sinepe também informou que irá seguir a orientação, porém vale salientar que cada escola particular tem autonomia por sua decisão. 

De acordo com o secretário adjunto de Saúde, Antônio Jorge de Souza, o adiamento do retorno às aulas não tem relação com o perfil epidemiológico da Influenza A no Estado, pois este não sofreu nenhuma mudança significativa. "O adiamento foi definido para que a próxima semana seja direcionada à capacitação dos professores e profissionais que lidam diretamente com os alunos, uma vez que muitos destes profissionais ainda se encontravam de férias". 
Ao anunciar, juntamente com a secretária de Estado de Educação, professora Vanessa Guimarães Pinto, o adiamento da volta às aulas para o dia 10 de agosto, o secretário- adjunto de Saúde, Antônio Jorge de Souza Marques, reforçou a importância que os alunos permaneçam em casa, que evitem locais como shoppings e cinemas, caso apresentem qualquer sintoma de gripe. 

A orientação é válida também para os professores e funcionários das escolas. Se os sintomas forem mais fortes, as pessoas devem procurar o serviço de saúde. De acordo com Antônio Jorge, que também preside o Comitê de Enfrentamento de Influenza A H1N1 em Minas Gerais, o adiamento das aulas é decorrente da percepção que pairavam várias dúvidas na sociedade. "A medida do Governo é diretiva para a rede estadual de ensino. E é uma forte sugestão para que todas as redes de ensino façam a adesão ao adiamento", afirmou. 

A secretária Vanessa Guimarães Pinto também reforçou a recomendação do Comitê de Enfrentamento para que os alunos com sintomas de gripe, a qualquer tempo, não freqüentem a escola e mantenham a direção das escolas informadas. O adiamento vai ser um mecanismo de mobilização da escola com a preparação das equipes para receber os alunos no dia 10 de agosto. No caso da capital, onde se concentra a maior parte dos casos, e as escolas maiores, os diretores participarão de reuniões com técnicos da área de saúde. 

O adiamento da volta às aulas é válido apenas para os alunos. Os professores devem se reunir na escola durante a próxima semana, entre os dias 3 a 7 de agosto. Os diretores das escolas têm liberdade para definir quanto tempo os professores irão dedicar na próxima semana para prepararem a abordagem do tema. De acordo com a secretária Vanessa Guimarães, ainda em agosto será definido o novo calendário escolar da rede estadual de ensino. 

Segundo o presidente do Sindicato das Escolas Particulares (Sinep), Ulysses de Oliveira Panisset, "nos sentimos na obrigação de adiar e vamos recomendar que as aulas sejam adiadas em todas as escolas". As redes municipais, federal e privada têm autonomia para decidir se irão adiar ou não a volta às aulas. O secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Marcelo Teixeira, informou nesta sexta-feira (31) que a rede municipal de Belo Horizonte também vai adiar a volta às aulas, acompanhando a decisão para a rede estadual. 

Na próxima quinta-feira, 6 de agosto, será realizado o DIA D de comunicação para o enfrentamento da nova gripe, quando a 
Secretaria de Estado de Saúde (SES) vai transmitir informações pelo Canal Saúde aos postos em todo o Estado e convidar as escolas para participarem da iniciativa. As informações sobre os sintomas da nova gripe e prevenção podem ser obtidas no site da Secretaria de Estado de Saúde específico para o temawww.gripesuina.saude.mg.gov.br.


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores