quinta-feira, 30 de julho de 2009

Alarme falso de gripe suína em Santa Vitória

Boatos ocorridos nesta quarta-feira (29) davam conta de que haveria um caso suspeito da gripe suína - Influenza A (H1N1) na cidade de Santa Vitória.

Em conversa ontem pela manhã com o secretário municipal de Saúde, Miguel Ângelo de Oliveira Ribeiro, o boato foi desfeito. Segundo ele, não há registro sequer da doença em Santa Vitória.

Entenda o caso - A pessoa suspeita não teve seu nome revelado pela Secretaria Municipal de Saúde, mas sabe-se que é um homem entre 30 a 40 anos, que procurou por atendimento no Pronto Atendimento Municipal. Imediatamente, ele foi isolado em uma sala especial e passou por uma avaliação clínica, feita pela médica Priscilla Silva Santos. Como o paciente não tinha procedência suspeita, dentro das normas que preconizam o protocolo da Organização Mundial da Saúde, foi liberado.

Segundo a diretora-administrativa do Pronto Atendimento Municipal, Zilda Lopes Pereira Salazar, os conselhos para evitar a gripe suína são os mesmos que para qualquer outro tipo de gripe. Ela explica que a diferença em relação a este novo subtipo de vírus é o maior poder de contágio inter-humano.

Resumo - O contágio se produz por meio das gotículas de saliva expelidas durante a tosse ou o espirro (que podem chegar a 1,5 m de distância da boca) ou por contato com superfícies contaminadas, como mãos, talheres e brinquedos.

Leia atentamente este texto para se prevenir do contágio e evitar a disseminação da doença, mas sem desespero nem pânico.

1) Se você estiver gripado, principalmente em épocas de epidemia, evite frequentar lugares com muita gente e, principalmente, fechados.

2) Use lenços descartáveis para limpar o nariz ou os olhos. Depois de usá-los, jogue-os logo no lixo.

3) Cubra a boca ao tossir, de preferência com o ângulo do cotovelo. Assim, se você tocar alguma superfície, suas mãos terão menos possibilidade de transmitir a carga viral.

4) Lave sempre as mãos com água e sabonete, ou passe álcool em gel, depois de tossir ou espirrar.

5) Não passe as mãos nos olhos se não as tiver lavado.

6) Evite cumprimentar com beijos e ter contato próximo com outras pessoas quando você estiver doente ou sentir os primeiros sintomas de uma possível gripe.

7) Não compartilhe copos, pratos ou talheres. O vírus pode viver até 24 horas nestas superfícies.

8) Não beba diretamente de garrafas ou latas.

9) Só use a sua toalha: em superfícies felpudas o vírus pode sobreviver até 12 horas.

10) Se você tiver filhos pequenos, evite que os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças se alguma delas estiver gripada.

11) Mantenha a sua casa e o seu lugar de trabalho bem ventilados, abrindo frequentemente as janelas, mesmo que a temperatura esteja baixa. É melhor ter que se agasalhar do que ficar em um ambiente com ar viciado.

12) Se você apresentar um quadro gripal com febre alta e tiver tido contato com alguém que pode estar com a gripe suína, consulte imediatamente um médico.

clique na imagem para ampliar


Fonte:
Márcio José Silva Freitas
Santa Vitória MG

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores