segunda-feira, 13 de julho de 2009

PEP EJA vai beneficiar mais de 24 mil jovens e adultos

BELO HORIZONTE (13/07/09) – Com investimento de R$ 12,7 milhões, oGoverno de Minas inicia o Programa de Educação Profissional para a Educação de Jovens e Adultos (PEP EJA) integrada ao Ensino Médio. Os cursos terão duração de dois anos e meio. Com a implantação do PEP EJA o Governo de Minas passa a oferecer mais de 100 mil vagas em 77 cursos de Educação Profissional. O PEP EJA atenderá 24.120 alunos de 479 escolas estaduais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 275 municípios. Para essa modalidade, são três cursos técnicos integrados: Administração Empresarial, Gestão de Pequenas Empresas e Secretariado e Assessoria. A metodologia selecionada pelos técnicos da Secretaria de Estado de Educação (SEE) é o Telecurso Tec da Fundação Roberto Marinho, desenvolvida pelo Centro de Educação Tecnológica Paula Souza. Os cursos terão carga horária de 20h/aula por semana. Os próprios professores da rede estadual serão os orientadores das 603 turmas do PEP EJA no Estado.


A metodologia do Telecurso Tec adquirida para o PEP EJA consiste em 145 programas para cada um dos três cursos, que serão ministrados em sala de aula com utilização de CD, vídeo e ambiente virtual. Para utilizar a metodologia, a SEE enviou mais computadores para as escolas participantes do PEP EJA, além de equipamentos de TV e DVD.

A primeira reunião técnica do PEP EJA será nesta terça-feira (14), das 9 às 17 horas, no Hotel Dayrrel, em Belo Horizonte (rua Espírito Santo, nº 901, Centro). Os 479 diretores das escolas envolvidas, além de diretores e técnicos das superintendências regionais de ensino e da Secretaria de Estado de Educação receberão as orientações sobre o funcionamento do programa. O treinamento de professores será iniciado na primeira semana de agosto.

Educação Profissional

O PEP EJA é uma das ações do Programa de Educação Profissional (PEP), desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), em todas as regiões do Estado. O objetivo do PEP é atender à crescente demanda dos jovens mineiros por mais e melhores oportunidades de acesso à formação profissional técnica de nível médio gratuita.

Iniciado em 2008, o PEP criou 79 mil vagas, até julho de 2009, nas modalidades credenciada (instituições do sistema S e particulares), conveniada (federais, municipais e filantrópicas) e na própria rede estadual de ensino de nível médio. Essas vagas foram destinadas a alunos do 2º e 3º anos do ensino médio da rede estadual e a estudantes com ensino médio completo. A partir de agosto deste ano, o PEP atenderá também estudantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA), na modalidade presencial.

Educação de Jovens e Adultos

São 172 mil alunos matriculados na modalidade presencial e 97 mil alunos na modalidade semipresencial da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecida em mais de 1,7 mil escolas da rede pública estadual. As escolas estaduais atendem aos anos finais do Ensino Fundamental (para cursar do 6º ao 9º ano, os jovens devem ter idade superior a 15 anos) e o Ensino Médio (18 anos de idade mínima para ingressar). O EJA semipresencial é oferecido em 94 Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesec) e 39 Postos Estaduais de Educação Continuada (Pecon).

Serviço

Evento: Primeira reunião técnica da nova modalidade do PEP
Dia: 14/07/2009
Horário: 9 às 17 horas
Local: Hotel Dayrrel, rua Espírito Santo, nº 901, Centro, Belo Horizonte


Agência Minas


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores