terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Prefeituras podem se inscrever na segunda edição do programa de capacitação em gestão

Prazo para aderir ao curso gratuito vai até 31 de janeiro; em 2013, cerca de 2 mil servidores de 420 prefeituras foram capacitados em temas estratégicos

Prefeituras interessadas em participar da segunda edição do Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais devem ficar atentas e garantir sua inscrição até o dia 31 de janeiro. A capacitação é gratuita e qualquer município mineiro pode aderir, mesmo aqueles que participaram do curso em 2013, a exemplo das prefeituras municipais de Cláudio e Lagoa Santa, que já garantiram novas vagas.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o programa promove a transferência gratuita de conhecimentos em gestão pública para servidores das administrações municipais. A capacitação é feita por meio do Ensino à Distância (EaD), em parceria com o Canal Minas Saúde, da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

“O sucesso da primeira edição e o interesse das prefeituras foram determinantes para o lançamento de nova edição em 2014”, afirma a subsecretária de Gestão da Estratégia Governamental, Adriane Ricieri. No ano passado, cerca de 2 mil servidores de 420 prefeituras foram capacitados em temas como gestão financeira, recursos humanos e empreendedorismo.

Adriane Ricieri ressalta que o modelo de gestão adotado pelo Governo de Minas não pode ficar restrito ao Estado. “Nosso objetivo é disseminar para as administrações municipais a cultura de uma gestão voltada para resultados, com entregas de mais e melhores serviços públicos para o cidadão”, afirma, lembrando que o desenvolvimento começa e acontece nas cidades.

Resultados práticos

O servidor da prefeitura de Lagoa Santa, José Leopoldo Melo Corrêa, destaca a contribuição do programa para a gestão municipal da cidade, que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). “Os conteúdos são didáticos, o que facilitou o planejamento dos planos de ação da prefeitura para 2014. Já inscrevemos mais servidores para a próxima capacitação. Queremos dar continuidade às boas práticas que adotamos neste ano, principalmente nas áreas de compras governamentais e gestão para resultados”, afirma.

A expectativa de Corrêa é que os novos servidores que forem capacitados na segunda edição do Programa avancem também em conhecimentos sobre a metodologia de gestão de processos, para aplicá-los na prefeitura. Segundo ele, os servidores que participam dos cursos repassam os conhecimentos adquiridos para os colegas.

A prefeitura de Cláudio, no Centro-Oeste de Minas, também vai participar pela segunda vez da capacitação. Para a chefe do Departamento de Arrecadação de Tributos da prefeitura de Cláudio, Heloísa Helena Araújo Gonçalves, o curso ampliou os conhecimentos do poder público municipal em gestão. “O programa nos deu embasamento para utilizarmos, inclusive, ferramentas de transparência. Incentivamos nossos servidores a participarem da capacitação em busca de uma melhor organização e modernização da administração municipal”, afirma.

Adesões

Para aderir ao programa, os gestores municipais devem acessar o site www.conversandosobregestao.mg.gov.br e clicar no banner de inscrições, onde poderão conhecer a resolução Seplag e o passo a passo a ser seguido. Depois de ler as instruções, o prefeito interessado deve preencher adequadamente o Termo de Adesão e enviá-lo assinado para a Seplag.

Em seguida, o prefeito ou seu representante deverá indicar os servidores que participarão da capacitação em 2014. Ao concluir e ser devidamente aprovado nos módulos, os servidores receberão seus certificados emitidos pelo Canal Minas Saúde, em parceria com a Seplag.

O Programa Mineiro de Empreendedorismo e Gestão para Resultados Municipais faz parte do Descomplicar – Minas Inova e compartilha com as prefeituras mineiras a experiência e as boas práticas de gestão implantadas pelo Governo de Minas a partir de 2003, que vêm permitindo ao Estado avançar nos indicadores de desenvolvimento socioeconômico. 

Para mais informações: municipalizacao@planejamento.mg.gov.br.

via Agência Minas

Seguidores