quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Concessionárias se reúnem em BH para debater a economia de energia

Desperdício no País chega a 18% e a meta é economizar 106 mil GWh nos próximos 20 anos

Concessionárias de distribuição de energia elétrica se reúnem em Belo Horizonte, nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, com o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), no 1º Workshop de Eficiência Energética da Abradee, organizado pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig.

A mudança climática é um dos sinais que nosso planeta não está bem, pois ele não está conseguindo se renovar na velocidade necessária para voltar ao equilíbrio. A necessidade crescente de energia elétrica, agravada pelo elevado desperdício, está entre as principais causas de degradação do meio ambiente, sendo que, no Brasil, esse desperdício é de quase 18% de toda energia gerada.

O 1º Workshop vai apresentar programas e iniciativas inovadoras sobre eficiência energética implantados pelas concessionárias, bem como sobre seus resultados, investimentos, projetos executados e benefícios energéticos. A meta do governo federal é economizar 106,6 mil GWh, no período de 20 anos, por meio de um conjunto de ações nas áreas industrial, edificações, prédios públicos, iluminação pública e saneamento. E uma das principais fontes de recursos existentes para tal é o Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolvido pelas concessionárias de distribuição de todo o País.

De acordo com o gestor do Programa Energia Inteligente (EI) da Cemig, Rodolfo Monteiro, o Encontro pretende servir de base para melhorias na regulamentação do PEE. “Este é o primeiro encontro que reúne profissionais da área. Queremos conscientizar a população sobre a importância de economizar energia elétrica e apresentar os inúmeros projetos desenvolvidos em todo o país,” afirma o gestor.

Energia Inteligente
Um exemplo de programa de eficiência energética, desenvolvido pela Cemig, é o Programa Energia Inteligente (EI), que desenvolve inúmeros projetos que visam apresentar a toda a sociedade a importância de utilizar corretamente e com segurança a energia elétrica, reduzindo o desperdício e contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Pensando nisso, apenas na última década, a Cemig, através do EI, investiu quase meio bilhão de reais em mais de 150 projetos de eficiência energética, atuando em diversos segmentos da sociedade, visando demonstrar sua importância e como é fácil eliminar o desperdício de energia.

1º Workshop de Eficiência Energética da Abradee
Data: 28 de fevereiro e 1º de março
Horário: 9 horas – 18 horas
Local: Cemig - Auditório Térreo do Edifício Sede
Endereço: Av. Barbacena, nº 1200 – Santo Agostinho - Belo Horizonte/MG

via Imprensa/Cemig

Seguidores