quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jogos Escolares de Minas Gerais mobilizam alunos-atletas em todas as regiões do Estado

Filipe Diniz 

Evento abrange 686 cidades, com participação de mais de 160 mil estudantes de Minas

Foi aberta nesta terça-feira (08), em Muriaé, na Zona da Mata, a etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg 2012). Além da cidade-sede, o torneio conta, ainda, com atletas de Antônio Prado de Minas, Barão do Monte Alto, Eugenópolis, Laranjal, Miraí, Palmas, Patrocínio do Muriaé, Rosário da Limeira, Santana de Cataguases, São Francisco do Glória, São Sebastião da Vargem Alegre e Vieiras.

São mais de 400 alunos-atletas, representando 22 escolas da região da Zona da Mata, que disputarão provas até o próximo sábado (12). As microrregionais, que também são realizadas em outros 55 municípios de Minas Gerais, são fases classificatórias para a fase regional da competição.

A abertura da etapa microrregional dos Jogos Escolares, em Muriaé, foi realizada pelo secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Braulio Braz, acompanhado do prefeito de Muriaé, José Braz. "Trata-se do maior e mais importante programa esportivo-social de Minas Gerais e este ano comemoramos a marca histórica de municípios inscritos nos jogos", explicou o secretário.

São 686 cidades participantes na competição, com mais de 160 mil alunos representando suas escolas e municípios e oito mil professores envolvidos. "Esses números demonstram a grandiosidade do JEMG 2012 e o comprometimento do Governo de Minas Gerais em contribuir com a qualidade de vida de nossos jovens, com a formação de atletas", disse Braulio Braz.

Segundo o secretário, torneios como o JEMG e os Jogos de Minas desempenham papéis importantes na economia local, gerando renda aos comerciantes e emprego aos moradores. "Neste ano, só nos jogos escolares, serão três mil empregos diretos e oito mil indiretos", afirmou.

"A expectativa é que os jovens desenvolvam o espírito de equipe e representem seus municípios com dignidade", destacou a superintendente Regional de Ensino de Muriaé, Maria Bernadete Monteiro de Castro.

Etapas
O Programa Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg) é uma das vertentes do Programa Estruturador Minas Olímpica, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (SEEJ). A ação conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação e das prefeituras que sediam as etapas.

Os Jogos acontecem em quatro etapas – municipal, microrregional, regional e estadual – e os alunos-atletas são divididos em dois módulos, de acordo com a idade. Participam do módulo I os alunos de 12 a 14 anos e do módulo II, alunos de 15 a 17 anos.

As modalidades oferecidas são atletismo, atletismo PCD (pessoa com deficiência), bocha, futsal, futebol de cinco, futebol de sete, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, natação, natação PCD, peteca, taekwondo, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, vôlei, vôlei sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino.

A etapa regional acontece de 25 a 30 de junho em seis municípios do Estado. Na Região Central do Estado, o torneio será em Sete Lagoas e na Zona da Mata, em Cataguases. Já no Sul de Minas, os jogos serão realizados em Passos e no Norte, em Montes Claros. João Monlevade sediará a etapa na Região do Vale do Aço. No Triângulo, o local ainda será definido. Além das modalidades coletivas, participam dessa fase os alunos-atletas do atletismo. A etapa estadual será de seis a 11 de agosto de 2012.

-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores