Para facilitar o acesso dos estudantes aos livros, todas as salas de aula têm uma caixinha composta por cerca de 40 livros de literatura, gibis, entre outros | Divulgação/SEE
Projeto ‘Pausa para leitura’ busca aumentar o interesse pela literatura
Quando escutam música clássica os alunos, professores e demais servidores da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz, em Patos de Minas, sabem que é hora de parar o que estiverem fazendo e dedicar o momento à leitura. O objetivo do projeto ‘Pausa para leitura’ é apresentar para comunidade escolar os benefícios da leitura e aumentar o interesse deles pela literatura.
“Uma vez por semana, durante 50 minutos, a escola para. Quando tocamos a música os estudantes já sabem que é hora de ler. A música começa bem baixa e vai aumentando para chamar a atenção. O momento é dedicado para quem puder parar e sempre procuramos agregar ao máximo as pessoas”, ressalta a professora de ensino do uso da biblioteca, Maura Vieira.
Na sala de aula da professora do 5º ano do ensino fundamental, Fabiana de Fátima Ribeiro e Souza Goulart, a música atrai a atenção dos estudantes. “Quando toca a música eles ficam caladinhos só ouvindo. Quando a música termina, eu coloco os livros em exposição. Às vezes, eu começo lendo uma história e falo que se eles quiserem saber o final eles têm que pegar o livro para ler. Tudo para estimular a curiosidade”.
Quando questionada sobre o que pensa quando ouve uma música clássica na escola, a estudante do 5º ano do ensino fundamental, Júlia Caroline Silvério Ferreira, é taxativa. “Eu penso oba, é hora de ler”. A estudante que já perdeu as contas de quantos livros já leu este ano afirma gostar muito do projeto. “Eu gosto muito da pausa para leitura, porque adoro ler. Se for um livro fino eu leio uns quatro e se for mais grosso leio uns dois livros nesse tempo”.
Para facilitar o acesso dos estudantes aos livros, todas as salas de aula têm uma caixinha composta por cerca de 40 livros de literatura, gibis, entre outros. Na escola também é feita uma escala de turmas que visitam a biblioteca durante a ‘parada’.
A escola também possui uma caixinha composta apenas por livros de poesia. Cada semana a caixa fica em uma sala e além de ler os livros, os estudantes fazem trabalhos relacionados aos textos que leram. “Alguns fazem desenhos e outros copiam um trecho da poesia. As produções são expostas no pátio da escola para que todos os alunos tenham acesso aos trabalhos”, conta Maura Vieira. Ainda segundo a professora para o uso da biblioteca a estratégia de estímulo a leitura na escola tem dado certo. “O interesse dos alunos pelos livros aumentou bastante. Só esse ano nós já emprestamos mais de 1200 livros de literatura”.
via Agência Minas