terça-feira, 24 de abril de 2012

Dengue Móvel reforça combate à dengue na cidade de Fronteira


Dengue Móvel recolhe lixo reciclável e
troca por material escolar | 
Divulgação / SES


Veículo que troca lixo reciclável por material escolar ficará por dois dias na cidade do Triângulo

O município de Fronteira, no Triângulo Mineiro, recebe nos dias 25 e 26 (quarta e quinta) a visita do Dengue Móvel. O caminhão realiza a troca de lixo reciclável (latas, garrafas pets e pneus) por material escolar (borrachas, lápis e cadernos). A presença do veículo faz parte da Força Tarefa de Combate à Dengue da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que está no município para conscientizar os moradores da importância do trabalho de prevenção à doença.

Nesta quarta-feira, o Dengue Móvel vai estar no bairro Vila Reis, próximo ao posto do Programa Saúde da Família, das 8h às 11h. À tarde, das 14h às 17h, o veículo vai recolher o material reciclável no Centro de Fronteira. Já na quinta-feira, o Dengue Móvel ficará no bairro Jardim Ângelo Passuelo, de 9h às 12h.

O objetivo da ação é reforçar o combate à dengue por meio da divulgação de informações e estimular a participação ativa da população que pode colaborar na eliminação dos possíveis focos da doença em suas residências. Profissionais também estão percorrendo casas, lojas comerciais e lotes baldios para eliminar os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. A mobilização, que vai até sexta-feira, conta com o trabalho de 26 agentes e é feita em parceria com a prefeitura local.

Pesquisas indicam que quase 90% dos focos da dengue estão dentro das casas e que as pessoas sabem o que deve ser feito para combater o mosquito, mas não colocam em prática as medidas simples. Daí a importância de um trabalho de mobilização.

Lançada em novembro de 2010, a Força Tarefa faz parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue. O grupo é formado por 432 profissionais, sendo 200 soldados do Exército, 40 da Aeronáutica e 192 agentes de saúde, que atuam em várias cidades de Minas ao mesmo tempo.

via Agência Minas

Seguidores