quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sala de Imprensa discute qualidade do ensino superior

O programa Sala de Imprensa, que vai ao ar nesta quinta-feira (24/11/11), às 21 horas, pela TV Assembleia, vai discutir a qualidade da educação superior brasileira. O País tem 6,5 milhões de universitários, sendo 74% deles matriculados em instituições privadas. Como aliar a ampliação do acesso ao curso superior a uma educação de qualidade? A análise é da professora Vera Lúcia Nogueira, coordenadora do curso de Pedagogia e da Pós-Graduação em Docência no Ensino Superior da Universidade Fumec, em Belo Horizonte.

Na avaliação mais recente, divulgada pelo Ministério da Educação (MEC), foram pontuadas cerca de 1,8 mil instituições, e 37% delas ficaram abaixo da média. A professora critica esse ranking do MEC por usar um só instrumento, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), e desconsiderar o caráter de regionalidade. Isso explica, segundo Vera Lúcia, a pontuação mais baixa de instituições do interior do País.

A professora, que também é pesquisadora em políticas públicas, comenta ainda a entrada de capital estrangeiro na rede de ensino superior de Minas Gerais e relata como instituições privadas, tradicionais e consolidadas, enfrentam a nova concorrência. Ainda sobre a rede particular, a professora comenta casos de migração ou de evasão de alunos de instituições que oferecem até brindes para atrair candidatos, alertando para parâmetros, oferecidos pelo próprio MEC, que precisam ser levados em conta na escolha da instituição.

Também participam os jornalistas Gustavo Cunha, repórter do jornal Metro, e Denílson Cajazeiro, assessor de imprensa do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro Minas), integrado por profissionais da rede particular.

Reprise - O Sala de Imprensa será reapresentado nesta sexta-feira (25), às 12 horas; no sábado, às 21 horas; e domingo, às 18 horas. A TV Assembleia é transmitida pelo canal 11 da TV a cabo em Belo Horizonte. Para as cidades no interior do Estado, consulte a sintonia.

-- 
Assessoria de Imprensa ALMG
www.almg.gov.br
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores