terça-feira, 9 de agosto de 2011

Servas promove capacitação para dirigentes e cuidadores de idosos em Montes Claros

O Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) inicia, nesta terça-feira (9), novas capacitações do programa de valorização da pessoa idosa, o Digna Idade, em Montes Claros, no Norte de Minas, para instituições de 20 municípios da região. Ao todo, serão capacitados cuidadores de idosos e gestores do programa de 261 entidades em oito polos regionais do Estado.

Realizada por meio de convênio do Servas com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, a capacitação será realizada até setembro deste ano, para 1.110 pessoas. Indiretamente serão beneficiados cerca de 10 mil idosos.

A capacitação atende equipes de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) das regiões Sul, Vale do Mucuri, Alto Paranaíba, Noroeste, Central, Norte, Centro-Oeste e Zona da Mata, em Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Araxá, Paracatu, Belo Horizonte, Montes Claros, Bom Despacho e Juiz de Fora. A primeira região a receber a capacitação foi Poços de Caldas, no Sul de Minas, seguindo-se Teófilo Otoni, Paracatu e Araxá e Belo Horizonte.

Na capacitação, os cuidadores de idosos de instituições atendidas pelo Programa Digna Idade recebem informações e são preparados para o atendimento no dia a dia, desde o banho, como ministrar medicamentos até as doenças mais comuns, a reabilitação, primeiros socorros, terapia ocupacional, prevenção e nutrição. Por sua vez, os administradores de instituições têm a capacitação voltada para o gerenciamento racional e eficiente da instituição e atendimento à legislação e políticas públicas para o idoso.

"O Digna Idade é um programa de resultados concretos e rápidos, de respeito e valorização do idoso em nossa sociedade", avalia a presidente do Servas, Andrea Neves da Cunha, sobre o programa lançado em outubro de 2003, concebido para garantir mais conforto, segurança e melhor qualidade de vida para as pessoas atendidas em instituições filantrópicas.

Além de oferecer apoio técnico, o Programa Digna Idade investe na estrutura física por meio de reformas e adaptações de instalações, na aquisição de equipamentos e utensílios de primeira necessidade e capacitação de pessoal nas áreas de gestão e atendimento. Já beneficiou mais de 17 idosos em 466 instituições filantrópicas de todas as regiões do Estado. 

Em Montes Claros, serão capacitados cuidadores e dirigentes de instituições de Bocaiúva, Asilo São Vicente de Paulo; Brasília de Minas, Casa de Recuperação e Tratamento Santana; Buritizeiro, Asilo São Vicente de Paulo; Espinosa, Asilo Padre Martin Kirscht; Francisco Sá, Asilo São Vicente de Paulo de Francisco de Sá; Grão Mogol, Asilo São Vicente de Paulo/ Lar dos Velhinhos Amor a Vida; Itamarandiba, Associação Casa de Caridade Darci Campos; Jaíba, Asilo São Vicente de Paulo - Lar João Pinheiro; Janaúba, Asilo São Vicente de Paulo/Conselho Central de Janaúba; Januária, Abrigo Lar de Jesus; Asilo São Vicente de Paulo /Asilo João XXIII; Jequitaí, Abrigo Nossa Senhora da Conceição da SSVP; Manga, Prefeitura Municipal de Manga/Centro de Convivência do Idoso; Mato Verde, Asilo Alecy Amarante de Oliveira; Mirabela, Casa de Amparo aos Idosos Lar Mãe Rainha; Montes Claros, Asilo São Vicente de Paulo; Entidade Asilar Associação das Damas de Caridade/ Lar das Velhinhas; Casa da Terceira Idade Santa Ana; Pirapora, Lar dos Idosos São Vicente de Paulo; Porteirinha, Associação Filantrópica Anfrisio Coelho/ Lar do Idoso Dona Lia Coelho; São Francisco, Associação de Proteção e Assistência ao Idoso/ Asilo São Francisco de Assis; São João da Ponte, Fraterno Auxilio Cristão - FAC/ Asilo São Vicente de  Paulo; São  Romão, Casa da Amizade das Senhoras de Rotarianos de São Romão/Asilo São Vicente de Paulo. 

Evento: Capacitação do Digna Idade
Local: Sesc, avenida Deputado José Esteves Rodrigues, nº 1.124, Centro, Montes Claros
Data: 9 a 11/08/2011
Horário: 8h às 18h
Telefone: (38) 3221-1018

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores