segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Sem terra ocupam Incra/MG e fazem ato público em apoio à greve dos professores

Cerca de 350 integrantes da Via Campesina ocuparam nesta manhã (22) a sede da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais. A partir das 18h, no mesmo local, eles fazem um ato público de apoio ao movimento dos professores da rede estadual, em greve há cerca de 80 dias.À tarde, eles se reuniram com o novo Superintendente do órgão em Minas, Carlos Calazans, que tomou posse na última quinta, 18/8.

Entre as reivindicações estão questões relacionadas à obtenção de terras para assentamento das famílias acampadas, o desenvolvimento dos assentamentos e o reassentamento das famílias atingidas por barragens sem terra. De acordo com o Movimento Sem Terra (MST), já foram estregues ao superintendente declarações de terras assinadas pelos proprietários interessados em vender as áreas para reassentamento. Eles reclamam do grande passivo no Estado com relação à reforma agrária, sendo que no último período nenhuma família foi assentada em Minas e existem assentamentos em condições extremamente precárias que se assemelham à situação dos acampamentos.

 

O Superintendente do Incra em Minas Gerais, Carlos Calazans, fez uma primeira rodada de negociações, quando recebeu as pautas de reivindicação. Ele se comprometeu a fazer o que estiver ao seu alcance para destravar a pauta no Incra e disse que estabelecerá uma parceria com outros órgãos ligados ao tema da reforma agrária para dar antamento às negociações.

 

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas da Via Campesina, que realiza ocupações e acampamentos em outros 23 Estados. Em Minas a jornada tem como pauta, além das demandas apresentadas ao Incra, a qualidade da educação. Amanhã, 23, e quarta, 24, os trabalhadores rurais participam de atos unificados em defesa da educação e em solidariedade aos professores em greve.

Fonte e fotos:  Alex Sandra/ MST

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores