terça-feira, 14 de junho de 2011

Impactos da mineração em MG

Para debater os impactos causados pelas atividades de mineração nas Serras da Gandarela, da Moeda, do Rola Moça, da Piedade, do Curral e Capão Xavier, as comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizam audiência pública nesta terça-feira (14/6/11). A reunião será no Auditório, às 10h15 e atende a requerimento do deputado Rogério Correia (PT).

Segundo o parlamentar, os projetos de extração mineral promovidos por várias empresas colocam em risco essas serras e suas nascentes de água, espécies de flora e fauna, além de ameaçarem o patrimônio histórico e cultural de algumas comunidades tradicionais e quilombolas que vivem nessas áreas.

"É necessária uma ampla discussão para sabermos como se dá esse processo mineratório e como ficam as comunidades que serão afetadas por esses projetos, uma vez que os impactos serão irreversíveis", comentou Correia.

Na justificativa apresentada, o deputado também ressaltou a importância turística das serras, que, segundo ele, destacam-se pela sua exuberância e permitem, por meio de suas especificidades culturais, um contato com a própria história de Minas Gerais.

Para discutir o assunto foram convidados o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães Chaves; a promotora de justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo, Lilian Maria Ferreira Marotta Moreira; a presidente da ONG Abrace a Serra da Moeda, Beatriz Vignolo Silva; o participante da ONG Abrace a Serra da Moeda e da Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento do Vale do Paraopeba Vinícius Barbosa de Assis; o representante do Movimento Capão Xavier Vivo Frei Gilvander Luís Moreira; e o representante do Movimento pelas Serras e Águas de Minas Gustavo Tostes Gazzinelli.

Assessoria de Imprensa ALMG 
-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores