A Rede de Formação Profissional Orientada pelo Mercadoatende atualmente mais de 360 municípios, em uma rede composta por 571 unidades interligadas e 4.439 microcomputadores conectados em banda larga, somando mais de 500 mil cidadãos certificados em cursos profissionalizantes e 1 milhão de pessoas beneficiadas com o acesso à internet. Os números foram apresentados durante o Seminário da Rede de Formação, realizado de 10 a 13 de março.
O evento reuniu os coordenadores dos 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs) e a equipe da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que coordena o Projeto Estruturador do Governo de Minas, do qual a Rede faz parte. Foram traçadas as diretrizes da Rede de Formação para 2011 e apresentadas as novas estrutura e proposta da Superintendência de Inovação Social, de acordo com premissa da gestão do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, de ampliar as ações de inovação social como instrumentos de formação da cidadania. "Podemos dizer que a rede de CVTs de Minas Gerais é disparada a maior do Brasil. É uma plataforma pronta que democratiza o acesso digital, cumprindo o papel estratégico de formar cidadãos", explicou o secretário.
Ele enfatizou que o projeto, agora, vivencia uma nova fase, de reestruturação e expansão. "A nossa proposta é ampliar e modernizar a rede, fazendo com que tenha uma dinâmica ainda maior dentro das comunidades, alcançando um número ainda maior de municípios. Primeiramente, vamos trabalhar para reestruturar a rede existente, introduzindo novos conteúdos, conceitos e equipamentos, para em um segundo momento expandi-la. O objetivo é chegar em 2014 com pelo menos 200 CVTs em funcionamento no estado. A premissa do governo é que toda cidade com 20 mil habitantes tenha um CVT, e aquelas de 50 e 100 mil habitantes, dois CVTs, colocando Minas Gerais na era do conhecimento e da inovação social", disse Narcio Rodrigues.
Minas Gerais na liderança
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.