Preocupação com a saúde e higiene vocal é rotina para os profissionais que necessitam dela para o trabalho, mas também deve fazer parte do cotidiano de qualquer indivíduo
A fala é a principal forma de manifestação linguística utilizada mundialmente. Produzida a partir do ar que saí dos pulmões e passa pela laringe, o som emitido pela voz é gerando pelo movimento das pregas vocais e amplificado pelas cavidades de ressonância (boca, nariz, bochechas, língua). O Dia da Voz, comemorado em 16 de abril, vem lembrar a importância de manter cuidados essenciais com esse meio de comunicação humana.
De acordo com a fonoaudióloga, Agnes Roberta, para manter a integridade vocal é preciso precaução. "Exercícios como o de vibração da língua e lábios ajudam no relaxamento e aquecimento da voz evitando o que chamamos de disfonia ou rouquidão", afirma Agnes.
Além da disfunção ocasionada pelo abuso vocal, algumas doenças também podem acometer pessoas que não se preocupam com a saúde vocal, entre elas paralisia das pregas vocais, ocorrência de nódulos e câncer. Para evitar enfermidades, Agnes adverte que são necessários alguns cuidados, principalmente para profissionais que trabalham com a voz:
- Beba em média 2 litros de água por dia (a água deverá ser mista evitando a água gelada);
- Evite excesso de bebidas alcoólicas;
- Procure ingerir sucos e bebidas cítricas;
- Evite qualquer tipo de fumaça que cause irritação;
- Procure consumir alimentos fibrosos;
- Evite ar condicionado;
- Evite pigarrear
Érica Magalhães /Bárbara Sábio | MF
terça-feira, 19 de abril de 2011
MadreCor comemora um dos instrumentos fundamentais de comunicação: a voz
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.