quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Centro Mineiro de Referência em Resíduos inaugura Coleta Seletiva em Jequitinhonha

O espaço é para destinação dos resíduos. Ação faz parte do Projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), instituição vinculada à Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), em parceria com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) e o Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPE-MG), inaugura na sexta feira (20) a primeira estação de coleta seletiva para os municípios do Baixo Jequitinhonha.

Durante esta semana foram realizadas atividades de mobilização, com distribuição de materiais educativos e informativos sobre dias e horários da coleta. Houve também sensibilização por equipes de alunos de escolas públicas, que atuaram nas residências explicando o processo de separação dos resíduos.

A implantação da coleta seletiva nos municípios do Baixo Jequitinhonha é uma ação do Projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda, iniciativa do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) com interveniência do CMRR em parceria com o MPE-MG. O projeto apoia os municípios mineiros na erradicação da catação nos lixões, por meio da promoção dos serviços de coleta seletiva com a inclusão sócio produtiva dos catadores de materiais recicláveis.

O Reciclando Oportunidades começou em 2012 em 16 municípios do Vale do Jequitinhonha e envolve cerca de  40 municípios das regiões do Colar Metropolitano, Sul de Minas, Noroeste, Triângulo, Zona da Mata e Vale do Jequitinhonha. Na região o trabalho foi iniciado com avaliações do sistema de limpeza urbana, mobilizações, levantamento de dados, análise gravimétrica de terreno e monitoramento das rotas de transportes dos resíduos sólidos urbanos.

O projeto

O descarte correto dos resíduos sólidos urbanos representa benefícios para toda a população em vários aspectos, o que inclui melhorias ambientais, sociais e econômicas na cidade.  Os catadores deixarão de atuar no lixão para trabalhar em melhores condições, o que representa a valorização e profissionalização da categoria, gerando renda e fortalecendo a prática de coleta seletiva na cidade.

Um dos pilares que orienta o projeto é o Plano Estadual de Coleta Seletiva (PECS). O estudo feito na região aponta o potencial de aproveitamento de materiais recicláveis por meio do trabalho dos catadores. Sua estruturação atende as orientações da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que aponta que até 2014 o Brasil deverá assegurar a erradicação dos lixões e implantar coleta seletiva.

Serviço:
Inauguração da Estação de Coleta Seletiva no Jequitinhonha
O evento contará com a presença dos catadores de materiais recicláveis da região, prefeitos dos municípios envolvidos no projeto, representantes de cooperativas, associações e ONGS afins.
Data: 20 de setembro de 2013
Horário: 8h30
Local: Praça da Rodoviária - Centro – Jequitinhonha / MG
Informações pelo telefone: (31)3465-1208 (CMRR) / (33) 3741-1312 (Prefeitura de Jequitinhonha)

via Agência Minas

Seguidores