sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Semana da ALMG terá oito eventos, entre audiências e visitas


Oito eventos, entre audiências públicas e visitas, estão programados para a semana de 27/2 a 2/3/12 na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O transporte em municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e a apuração de denúncias sobre possível manipulação de dados sobre a criminalidade no Estado são alguns dos temas que serão debatidos pelas comissões.

Na segunda-feira (27), a Comissão de Direitos Humanos realiza nova audiência pública na tentativa de solucionar o impasse que envolve a comunidade Dandara, no bairro Céu Azul, em Belo Horizonte. O objetivo é buscar um consenso entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e os moradores da comunidade, que se veem ameaçados de despejo. A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Durval Ângelo (PT), será realizada no Auditório, às 9h30.

Em dezembro do ano passado, a comissão ouviu autoridades e moradores da comunidade, que criticaram a PBH pela resistência em solucionar o conflito envolvendo a posse do terreno invadido. As mais de mil famílias que vivem no terreno, que pertence à Construtora Modelo, defendem que a área seja desapropriada pelo poder público.

Transporte na RMBH- Com o objetivo de intermediar uma solução para os taxistas que atuam no Colar Metropolitano da RMBH, especialmente na região de Sete Lagoas, e obter esclarecimentos sobre a fiscalização desses táxis por parte de BHTrans, Polícia Militar e DER-MG, a Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte se reúne na terça-feira (28), a partir das 10 horas. A audiência será no Auditório e foi solicitada pelo deputado Duílio de Castro (PMN).

Mobilidade urbana - Na quarta-feira (29), a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia vai receber o estudante de arquitetura Kaiodê Leonardo Biague, autor de um dos projetos vencedores do Prêmio Jovem Cientista 2011, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que trata de uma alternativa para o transporte público de Belo Horizonte, baseada na sustentabilidade. De acordo com o autor do requerimento que originou a reunião, deputado Carlin Moura (PCdoB), o objetivo é conhecer o projeto e incentivar outros jovens a investir na área da pesquisa. A reunião acontece no Plenarinho II, às 10 horas.

Ainda na quarta (29), as Comissões de Direitos Humanos e de Segurança Pública realizam audiência pública conjunta  para debater a possível manipulação de dados nos Registros de Eventos de Defesa Social. A denúncia é de que estatísticas oficiais de criminalidade estariam sendo distorcidas pelo Governo do Estado. “As denúncias são graves. Precisamos de dados confiáveis para definir políticas públicas na área de segurança”, afirma o deputado Sargento Rodrigues (PDT), que solicitou a reunião juntamente com os deputados Durval Ângelo e Rogério Correia (PT). A audiência está marcada para as 10 horas, no Auditório.

Inclusão - A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza, também na quarta-feira (29), uma visita à Associação Mineira de Paraplégicos, com a finalidade de conhecer os trabalhos desenvolvidos pela entidade. Requerida pelos deputados Doutor Wilson Batista (PSD), Marques Abreu (PTB) e Sargento Rodrigues, a visita será às 15 horas, na sede da Associação (Av. do Contorno, 2.655 - Santa Efigênia).

Comissão discute situação de expositores da Feira do Mineirinho
O procedimento a ser adotado a fim de garantir a geração de trabalho e renda para os expositores da Feira de Artesanato do Mineirinho será discutida em audiência que a Comissão de Cultura realiza na quarta-feira (29), às 16 horas, no Auditório. A reunião, que foi solicitada pelo deputado Rogério Correia, também pretende analisar a possibilidade de transferir a feira provisoriamente para outro local durante as obras de reforma do estádio.

Ainda na quarta (29), a cidade de Caeté vai receber a Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas, para debater a questão do transporte intermunicipal de passageiros. A reunião acontece às 20 horas, no Salão Paroquial São Francisco de Assis (Praça da Matriz , s/nº, bairro José Brandão), e atende a requerimento do deputado Célio Moreira (PSDB).

O último evento da semana será realizado pela Comissão de Segurança Pública, que visita na sexta-feira (2), às 15 horas, a Delegacia de Polícia de Mariana, para conhecer suas instalações e o trabalho desenvolvido pelo delegado Luciano Teixeira Moreira. A visita foi requerida pelos deputados João Leite (PSDB) e Sargento Rodrigues e pela deputada Maria Tereza Lara (PT).

-- 
via Imprensa ALMG | www.almg.gov.br
-- 
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Seguidores