segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Empresa mineira de TI recicla 95% do lixo e aproveita até água do ar condicionado

Sistema de gestão ambiental da Landix é referência no setor 

Uberlândia (MG) - A sustentabilidade, sem dúvida, está no centro do debate mundial. Hoje se verifica uma preocupação mais intensa em relação às questões ambientais tanto pelos produtores como pelos consumidores. O assunto vem ganhando atenção crescente de algumas empresas. É o caso da Landix, empresa da área de Tecnologia da Informação, com sede em Uberlândia/MG. 

A empresa que há 11 anos atua com foco exclusivo em mobilidade defende o consumo consciente, no qual o desperdício e a poluição são substituídos pela cooperação, num conjunto de atitudes voltadas para o desenvolvimento sustentável. "Estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo assim a sustentabilidade de fato", o diretor da Landix, Miguel da Rocha Correia. 

Na prática, a Landix desenvolve diversas ações para minimizar os impactos ambientais. Mesmo oferecendo um serviço considerado limpo, os funcionários são estimulados a pequenos gestos que geram uma grande mudança. 

Sustentabilidade na prática
Foi implantado um sistema de gestão ambiental e entre várias ações a empresa promove a separação do lixo. "Além disso, 95% do nosso lixo são reciclados e entregues à Associação de Recicladores e Catadores Autônomo (Arca)", explica o diretor. 

"Desde o início nossos colaboradores buscaram entender  as regras de separação do lixo. Leram os materiais informativos que confeccionamos, e desde então separam os materiais conforme o tipo", comemora o gerente de produção, Carlos Alberto Marques Júnior.       

Também foram instalados coletores para a água que decanta nos equipamentos de ar condicionado espalhados pela empresa. "Essa água coletada é utilizada na limpeza do prédio", comenta Correia. 

Livro em troca de pilha 

Os colaboradores ainda são incentivados a recolher pilhas usadas. "Fazemos bimestralmente o sorteio de um vale-livro para aquele que traz mais pilhas. Classificamos as pilhas e as pontuamos de acordo com o tamanho. Quem soma mais pontos ganha o presente. O resultado tem sido muito positivo, quase todo mundo contribui. No final de seis meses recolhemos aproximadamente 50 kg de pilhas e baterias", conta o gerente. 

Além reciclagem de resíduos sólidos e da coleta de pilhas, a empresa ainda dá preferência para a compra de matéria-prima ou prestação de serviços de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental, como confirma Anna Paula Graboski, gerente de marketing: "Enviar ou receber relatórios impressos é algo completamente banido daqui". 

Para Cristiano Alves Dias, analista de recursos humanas da empresa, as boas práticas já viraram um hábito. "Com o passar do tempo todos se mostraram interessados no processo e vêm colaborando para que possamos reciclar o máximo do material descartado no dia a dia. Percebo que a sustentabilidade já virou cultura do nosso ambiente de trabalho e que a grande maioria abraçou a causa e apoia a iniciativa da Landix", diz. 

Tanto é verdade que muitas das iniciativas partiram dos próprios colaboradores. "Isso ocorre exatamente porque existe na cultura e nos valores da empresa a preocupação e o incentivo para iniciativas de contribuições socioambientais. Sempre que se discute a possibilidade de uma nova ação neste sentido e conclui-se que está ação trará benefícios, a diretoria incentiva e se engaja na causa. Inclusive aceitando e absorvendo custos extras, eventualmente decorrentes desta iniciativa", garante Dias que ainda completa: "Como colaborador, e creio que para os demais funcionários, é gratificante trabalhar em uma empresa que tem a consciência de que também é responsável pelo avanço socioambiental da comunidade que está inserida e se preocupa e age para contribuir com este tema". 

"Temos a consciência de que devemos nos responsabilizar pelo modo como afetamos o ambiente, sendo as questões ambientais um fator essencial na nossa política de gestão", finaliza o diretor Miguel da Rocha Correia. 

Confira algumas das ações desenvolvidas pela Landix: 

- Implantação de um sistema de gestão ambiental na empresa.

- Reutilização da água dos equipamentos de ar condicionado na limpeza.

- Sistema de reciclagem de resíduos sólidos dentro da empresa.

- Informação aos funcionários sobre a importância da sustentabilidade.

- Preferência para a compra de matéria-prima ou prestação de serviços de empresas que também sigam os princípios da responsabilidade ambiental.

- Preferência, sempre que possível, para o uso de fontes de energia limpas e renováveis no processo produtivo.

- Recolhimentos de pilhas e baterias.

via Janaína Depiné | Lead

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores