Professores da Escola de Ciência da Informação da UFMG conversam hoje, 20 de junho, com candidatos ao vestibular sobre três cursos oferecidos pela UFMG. A conversa será ao vivo, às 15 horas, pela rádio UFMG Educativa. Vera Lúcia Abreu, Marlene Oliveira e Paulo da Terra Caldeira são os professores convidados. Eles vão debater sobre três cursos abrigados pela Escola de Ciência da Informação: biblioteconomia, museologia e arquivologia.
O programa pode ser sintonizado na frequência 104,5 FM ou acessado no endereço www.ufmg.br/radio. Perguntas devem ser enviadas ao twitter da emissora (@ufmgeducativa) ou feitas pelo telefone (31) 3409-6416
O debate integra a série de atividades projetadas para a Mostra das Profissões da UFMG (www.ufmg.br/mostradasprofissoes), com o objetivo de orientar os candidatos na escolha de seu curso. Uma das questões que devem ser abordadas hoje pelos debatedores será a diferença entre os três campos de conhecimento que eles vão apresentar.
Conheça o perfil acadêmico dos professores convidados:
Vera Lúcia Furst Gonçalves Abreu, coordenadora do curso de arquivologia, possui especialização em biblioteconomia pela UFMG, onde, atualmente, é professora assistente.
Marlene Oliveira Teixeira de Melo, professora do curso de biblioteconomia, graduou-se nessa área e realizou mestrado em ciência da informação pela UFRJ. Em 1988, doutorou-se no mesmo curso pela UnB. É professora associada da UFMG e dedica-se, em seus estudos, a questões como paradigmas, gestão e recuperação da informação, além de uso e usabilidade da informação.
Paulo da Terra Caldeira, coordenador do curso de museologia, é professor adjunto da UFMG, onde também se graduou em biblioteconomia. Fez seu mestrado em ciência da informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Seus temas de pesquisa giram em torno de biblioteca escolar, fontes de informação, obras raras, ciência da informação, e outros.
Novo modelo
A Mostra das Profissões, promovida desde 2004 pela UFMG com o objetivo de orientar futuros universitários em suas escolhas profissionais, está sendo realizada este ano em formato virtual. O novo modelo, que começou dia 8 de junho, substitui a edição presencial e busca ampliar o alcance do evento, usando, para isso, todas as potencialidades da internet. Desde 17 de maio os estudantes já podem ter acesso a informações básicas sobre os cursos oferecidos na UFMG no hotsite da Mostra (http://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/), onde encontram dados sobre os cursos de cada área de conhecimento em formato de textos e fotografias.
Desde o dia 8 de junho já estão disponíveis no hotsite vídeos, informações sobre o mercado, perfil do profissional, links relacionados, depoimentos de alunos e um quiz interativo e divertido, cujo objetivo é mostrar ao usuário o quanto ele sabe sobre o curso pretendido.
O objetivo maior da universidade, que é democratizar a informação e promover a inclusão, vai ao encontro dessa nova proposta, uma vez que estudantes de todas as partes do país e até do mundo poderão ter acesso às informações sobre os cursos e programas da UFMG, antes disponíveis somente durante três dias e para um público determinado. Na edição 2010 da Mostra das Profissões a universidade recebeu cerca de 70 mil visitantes.
Na Mostra Virtual das Profissões os estudantes continuarão a ter acesso às informações ministradas pelos professores sobre seus cursos de interesse, porém em formato de vídeo. O evento, em seu formato virtual, oferece aos estudantes a possibilidade de conhecer a UFMG em sua totalidade de cursos, o que não era possível em sua forma presencial, pois, mesmo que houvesse interesse por parte do visitante, os horários das palestras restringiam o acesso pelo fato de muitas acontecerem simultaneamente.
Outro aspecto da Mostra Virtual que irá favorecer a tomada de decisão por parte dos estudantes na escolha da profissão é o tempo de duração. Diferente da forma presencial, que acontecia durante três dias, o evento terá duração de, no mínimo, quatro meses. Nesse período, o estudante poderá visitar o site quantas vezes forem necessárias, ler sobre cursos que até então não havia considerado como opção e, assim, tomar sua decisão com mais calma e segurança.
Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG
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