sexta-feira, 28 de maio de 2010

Veículo premiado da UEMG participa de mostra no Rio

Divulgação
Sabiá 6, veículo construído por estudantes e professores da UEMG
Sabiá 6, veículo construído por estudantes e professores da UEMG

BELO HORIZONTE (28/05/2010) - O Sabiá 6, veículo experimental construído por professores e estudantes de graduação, no Centro de Pesquisa em Design da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG),  participa de mostra no evento Challenge Bibendum – Rio 2010, no período de 30 de maio a 3 de junho de 2010, no Centro de Convenções Riocentro.

O protótipo Sabiá 6 recebeu, em 2009, a premiação especial em Design da edição americana da Eco maratona Shell. Realizada entre os dias 15 e 18 de abril, a eco-maratona reuniu mais de 44 universidades e centros de Ensino Superior de todo o continente americano e consistiu na disputa pelo título de carro mais econômico e menos poluente. Único projeto representando a América do Sul, o Sabiá 6 conquistou os jurados por sua articulação entre ergonomia, estética, escolha dos materiais e pela viabilidade financeira de produção. A originalidade e a coerência global do design do protótipo também foram decisivos.

O conceito do carro foi estabelecido pela fusão de modelos de Buggatis da década de 1930 e pelo Homem de Ferro, herói da Editora Marvel. Segundo um dos coordenadores do projeto, o professor Jairo Drumond, o foco da participação da Universidade e da concepção do carro foram definidos pelo trabalho que desenvolve a unidade. "Somos uma Escola de Design e não de Engenharia, portanto, para nós a relevância está mais em causar um significativo impacto visual e funcional do que estabelecer recordes de velocidade", afirma.

A progressão de êxitos do projeto Sabiá iniciou em 1994, quando o primeiro modelo recebeu também o prêmio de honra em Design, daquela vez na França. Em 2000, 2004 e 2005, os modelos posteriores repetiram a premiação. Já o Sabiá 4 tornou-se símbolo da competição e estampou todo o material de divulgação do evento em 2002.

Detalhes do veículo:

·      Materiais: fibra de vidro, acrílico, aço-carbono 4130;

·      Motor: roçadeira 4 tempos UMK435 HONDA;

·      Dimensões: 3,10m X 1,10m X 0,90m;

·      Cor: laranja.

Agência Minas
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores