terça-feira, 27 de abril de 2010

Deputados discutem obra ferroviária em BH e Sabará

A construção de uma alça ferroviária no bairro de General Carneiro, em Sabará, e outras medidas de modernização da linha da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. nos trechos localizados naquele município e em Belo Horizonte são tema de audiência pública da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A reunião será nesta quarta-feira (28/4/10), às 15 horas, no Auditório da ALMG, a requerimento dos deputados Padre João (PT) e Wander Borges (PSB).

A obra em Sabará integra o Projeto de Duplicação e Adequação de Ramal Ferroviário, no trecho compreendido entre Caetano Furquim e General Carneiro. Ela tem o objetivo de eliminar o principal gargalo na ligação entre Belo Horizonte, Brasília e Salvador. Apesar de elogiar o potencial econômico da iniciativa, o deputado Wander Borges considera indispensável que os interesses e as manifestações da população sejam consideradas no licenciamento e na execução da obra.

Entre os pontos positivos da nova alça ferroviária, está a redução do percurso em uma hora. No trecho, passarão comboios da mineradora Vale, que utilizam cem vagões em intervalos de 40 minutos, dia e noite. A obra causará potenciais impactos ao meio ambiente e à comunidade, uma vez que provocará um alto volume de aterro e corte, intervenções em áreas de preservação permanente, desapropriações e, até mesmo, o isolamento de determinados trechos de Sabará, nos bairros General Carneiro e Nações Unidas. "As desapropriações vão ocorrer em uma região com 40 mil habitantes, estabelecidos no local há mais de 50 anos, que ali criaram laços afetivos, merecedores de atenção e respeito por parte dos empreendedores", afirmou Wander Borges.

O deputado Padre João também pretende discutir outros itens do projeto de duplicação e retificação dos 8,3 quilômetros da ferrovia na região, que inclui investimentos em infraestrutura urbana, como a instalação de passarelas e viadutos, pavimentação de ruas e a construção de áreas verdes e de lazer. O parlamentar quer discutir, ainda, a ocorrência de acidentes na linha.

Presenças - Estão convidados a participar do evento o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda; o superintendente do Ibama em Minas Gerais, Alison José Coutinho; o prefeito de Sabará, William Lúcio Goddard Borges; o coordenador de Relações Institucionais da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), José Osvaldo Cruz; o analista de Relações Institucionais da Vale, Hélcio Borges; o diretor da Associação de Moradores do Bairro São Geraldo, Vagner dos Santos; o presidente da Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, Juvenal da Silva Melo; e o representante do Grupo Ecumênico Solidário, padre Cássio Borges.
 
Assessoria de Comunicação - www.almg.gov.br
--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura
coletivo de imprensa | www.coletivodeimprensa.jor.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores