quarta-feira, 17 de março de 2010

Ituiutaba recebe Expresso Cidadania nesta quinta (18)

A cidade de Ituitaba (Triângulo Mineiro) é a quinta cidade mineira a receber o Expresso Cidadania, amanhã e depois (dias 18 e 19 de março). O projeto é uma iniciativa da Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e tem como objetivo estimular a participação política do jovem, promover o cadastramento eleitoral e incentivar o voto nessa faixa etária em que ele é facultativo. Pretende também difundir o tema da cidadania e da participação política nas escolas, promovendo a aproximação entre as instituições públicas e a sociedade. O projeto conta com a parceria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais e da Secretaria de Estado da Educação.
Atividades - O evento vai acontecer no Ginásio Poliesportivo Romão (av. Professor José Vieira de Mendonça, s/nº, bairro Novo Mundo Alvorada). Participam do projeto alunos da Escola Estadual Governador Israel Pinheiro, da Escola Estadual Antônio Souza Martins (Polivalente) e da Escola Municipal Machado de Assis. As atividades serão desenvolvidas em dois turnos, com início às 8, às 10 e às 15 horas, e incluem palestras, apresentação teatral, oficinas de expressão corporal, som, imagem e elaboração de textos, cujas produções serão compartilhadas via internet, por meio de redes sociais e de conteúdo, como YouTube, Picasa e MySpace.

Além disso, o painel "Caleidoscópio" vai provocar a reflexão dos jovens sobre uma questão que afeta todo o planeta, mas que depende de soluções localizadas: o meio ambiente. Os alunos participarão de uma votação simbólica, em urnas cedidas pela Justiça Eleitoral, sobre o que deve ser feito para se evitar catástrofes provocadas pelo desequilíbrio ecológico e climático. Entre os objetivos está demonstrar a importância do voto consciente. Haverá, ainda, o cadastramento eleitoral dos estudantes, com emissão imediata do título de eleitor pelo TRE/MG.
Versão virtual - Além dos estudantes das escolas inscritas, outros jovens também podem participar por meio do Expresso Cidadania Virtual. O hotsite do evento (www.almg.gov.br/expresso) disponibiliza todas as informações sobre as atividades. Traz, ainda, enquetes e um blog interativo, em que os leitores podem trocar ideias e informações com os demais usuários, discutindo os temas abordados no evento presencial, sob a coordenação de um moderador.
Saiba mais - O Expresso Cidadania está em sua segunda edição e vai percorrer 16 cidades mineiras de todas as regiões do Estado, onde alunos das escolas públicas participantes terão as diversas atividades. Na primeira edição, em 2008, quase 19 mil jovens participaram dos eventos, em 13 cidades do interior e na Capital. Foram emitidos 4 mil 814 títulos de eleitor e cerca de 9 mil alunos fizeram as oficinas.

O projeto foi vencedor em uma das mais respeitadas premiações do País - o Prêmio Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), em suas categorias regional e nacional - e conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, do Ministério Público Estadual, da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), da Prefeitura de Belo Horizonte e das entidades representativas do movimento estudantil (UCMG, Ubes, UEE e UNE). Conta, também, com a promoção da MTV Minas.

Eleitorado - Do total de 71.779 eleitores de Ituiutaba, 909 têm 16 ou 17 anos de idade, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral referente a janeiro de 2010. Esse número equivale a 1,26% do eleitorado do município. Nessa faixa etária, a cidade registra 487 eleitores do sexo masculino e 422 do sexo femino.
 
Evento: Expresso Cidadania em Ituiutaba
Local: Ginásio Poliesportivo Romão (av. Professor José Vieira de Mendonça, s/nº, bairro Novo Mundo Alvorada - Ituiutaba)
Data e Horário: 18 e 19 de março (quinta e sexta-feira), a partir das 8 horas

--
Assessoria de Imprensa da ALMG
www.almg.gov.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores