sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Fim do Horário de Verão no próximo domingo

O Horário de Verão 2009/2010 termina à zero hora do dia 21 de fevereiro, próximo domingo. Com isso, às 24 horas do sábado (20/02), os relógios deverão ser atrasados em uma hora.

A medida, que começou à zero hora de 18 de outubro passado, abrangeu os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. Os Estados do Nordeste não foram incluídos, juntamente com os do Norte, porque o Ministério de Minas e Energia (MME) avaliou que os benefícios seriam inferiores para essas regiões.

No total, esta edição do Horário de Verão contará com 126 dias de duração, 7 a mais do que na versão passada. Desde o ano passado, foram fixadas datas para seu início e término: ficou definido que, todos os anos, a medida entrará em vigor sempre à zero hora do terceiro domingo de outubro e se estenderá ao terceiro domingo de fevereiro. No ano em que houver coincidência entre o domingo previsto para o término do Horário de Verão e o domingo de carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte.

Minas Gerais

Na área de concessão da Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig, verificou-se, segundo o balanço parcial, uma redução na demanda máxima, ou seja, o pico diário da carga que ocorre no período das 18 às 22 horas, de 3,5%, correspondendo a cerca de 250 MW, 0,3 ponto percentual a mais que o ano passado. Essa potência equivale a: 

• geração a plena carga de quase duas usinas do porte da Usina Térmica de Igarapé (131 MW) ou;

• geração de quatro geradores da Usina Hidrelétrica de Três Marias, também a plena carga (66 MW cada) ou;

• 30% da carga de pico de todo o Triângulo Mineiro, com 66 municípios, ou;

• 12% da carga de pico da Região Metropolitana de Belo Horizonte (34 municípios) ou;

• demanda de pico de uma cidade de 700 mil habitantes.

No consumo, estima-se que a economia de energia registrada no Horário de Verão de 2008/2009 se manteve no período atual, chegando a 0,5%, o que representa 30 MWméd (megawatts médios). "Essa economia é suficiente para abastecer, durante dez dias, a capital Belo Horizonte", afirma Wilson Fernandes Lage, engenheiro de operação do sistema da Cemig.

Para o consumidor residencial, a economia se dá na menor utilização da iluminação artificial, que pode chegar a uma redução de até 5% no consumo mensal de energia.

No Brasil

A expectativa de economia nas regiões do País onde o Horário de Verão foi adotado, de acordo com avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), é de 4,4% de redução na demanda. Em termos de demanda máxima, a redução deverá superar o valor de 2.270 MW, o que equivale a, aproximadamente, 30% da carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte.

Já a expectativa da redução da carga de energia é de 191 MWméd, correspondentes a 0,5% da carga dos subsistemas Sul/Sudeste/Centro-Oeste ou a 55 dias de consumo da cidade de Belo Horizonte.

Objetivo

A adoção do Horário de Verão visa à redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. "Com isso, obtém-se o alívio do carregamento dos sistemas de geração, transmissão e distribuição, aumentando a segurança e a confiabilidade operativa, pois é reduzido o carregamento de todo o sistema elétrico nos momentos de pico, sendo melhoradas as condições de controle, principalmente em situações de emergências", explica Wilson Lage.

Segundo o engenheiro, essa redução ocorre no período do ano em que o sistema é, de modo geral, submetido a condições operacionais mais críticas, reduzindo os riscos de desligamentos de linhas de transmissão, principalmente devido a descargas atmosféricas. "Proporciona também melhores condições de suprimento, em termos de continuidade e qualidade de atendimento às diversas áreas dos sistemas."

Ainda como resultado do Horário de Verão, houve uma menor utilização da iluminação artificial, com redução do consumo de energia, principalmente nas classes de consumidores residenciais e comerciais.

Como funciona

O Horário de Verão provoca o adiantamento do horário civil em relação ao horário padrão, tardando a ligação da iluminação artificial, que é acionada mais tarde do que aconteceria normalmente. O efeito provocado é a não-coincidência da entrada desse tipo de iluminação com o consumo demandado ao longo do dia pelo comércio e pela indústria, cujo montante se reduz após as 18 horas, e com outros tipos de consumo nas residências, cuja carga aumenta significativamente nesse horário, motivados principalmente pelo uso de chuveiro elétrico.

Cemig
Superintendência de Comunicação Empresarial

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores