sábado, 30 de janeiro de 2010

Cidade Democrática já tem resultados concretos em cidade de Minas Gerais

Site comemora a marca de mil usuários cadastrados em menos de três meses 

Uma proposta apresentada no Cidade Democrática foi a solução encontrada por um morador de Itabira – MG para solucionar um antigo problema. Após várias tentativas, o cidadão José Luiz de Araújo finalmente viu seu projeto ser encaminhado pelo prefeito. 

A idéia do morador é alterar o sistema de trânsito em uma praça onde convergem quatro avenidas e quatro ruas. Segundo ele, os pedestres ficam desorientados com a quantidade de veículos que atravessam o trecho. "Por isso queria ligar as avenidas em ângulo reto de forma quase retangular. Isso aumentaria a área útil para pedestres, com esquinas definidas e sinalizadas", explica. 

O cidadão conheceu o Cidade Democrática após evento do Ciclo de Fomento, promovido pelo Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais – CeMAIS e realizado em dezembro de 2009. Com a expectativa de mostrar a idéia ao público, José Luiz resolveu inserir sua proposta no portal. "Depois disso, uma artista plástica – importante formadora de opinião da cidade – emitiu opinião num jornal local e um site de notícias daqui também publicou uma matéria", comenta. 

A matéria foi veiculada no site do jornal Via Comercial e, de acordo com o jornalista Juber Madeira, obteve boa repercussão. Ele acredita que a inclusão da proposta do conterrâneo no Cidade Democrática e sua divulgação pelo portal foram os elementos chave para o interesse em publicar a matéria. 

Com a novidade, o jornalista acredita que a cidade tem muito a ganhar com o portal: "(O Cidade Democrática é) sensacional, exemplar e mais do que democrático; é responsável, (...) é imparcial, busca destacar o que temos de melhor e o que temos para melhorar: cultura, saúde, educação, etc." 

Cidade Democrática - Lançado em novembro de 2009, o Cidade Democrática comemora a recém atingida marca de mil cadastros de cidadãos e organizações procurando melhorar a vida nas cidades. Até o momento o portal contabiliza 355 propostas e 308 problemas relacionados a transportes, meio-ambiente, cultura, saúde, educação e muitos outros temas. 

O portal é uma ferramenta colaborativa, em que os usuários participam criando propostas e divulgando-as para seus amigos por meio da internet para melhorar a vida no município onde vivem. O Cidade Democrática insere-se nos atuais contextos de transformação das mídias, webcidadania e democracia digital; aposta em uma política de transparência que propicia resultados efetivos.

Jackson Moura
www.sators.com.br

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores