quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MEC/Capes credencia IF Triângulo para ensino à distância

Oito cidades mineiras são contempladas com programa de qualificação para professores da educação básica

Dados divulgados pelo Ministério da Educação – MEC registraram cerca de 761 mil estudantes na modalidade de ensino à distância – EAD, em 2008. Quase o dobro registrado em 2007. As pesquisas apontam também que estes cursos atraem um público mais velho do que os outros presenciais. No censo da Associação Brasileira de Educação a Distância – Abed, cerca de 68% dos alunos EAD tinham a partir de 25 anos.

Sendo essa uma opção para expandir o ensino superior, o MEC criou o sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB, em 2005, para capacitação dos professores de educação básica. Entre as instituições habilitadas para oferta dos cursos está o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IF Triângulo, credenciado em novembro deste ano para ofertar cursos de licenciatura a partir de 2010.

Segundo a pró-reitora de ensino do IF Triângulo, Sandra Maria Sousa de Oliveira, os cursos são destinados para professores da rede pública de educação básica que não possuem nenhuma formação de curso superior. "O programa UAB contempla a primeira licenciatura, sendo uma oportunidade para esses profissionais qualificarem-se", destaca.

Nesse primeiro momento, a coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior – CAPES aprovou a realização dos cursos de licenciatura em sete áreas: artes, ciências biológicas, espanhol, informática, matemática, português e química.

"O credenciamento do IF Triângulo contempla os municípios mineiros de Frutal, Guanhães, Ituiutaba, Janaúba, Montes Claros, Paracatu, Uberaba e Uberlândia", apresenta a pró-reitora.

Implantação

Para implantação dos cursos, a pró-reitora de ensino, juntamente com Tomiko Yakabe Fantin, coordenadora de educação à distância, está reunindo-se com os responsáveis pelas prefeituras das cidades contempladas. "Apenas em dezembro, estão agendadas reuniões nos municípios de Conceição das Alagoas, Frutal, Uberlândia, Paracatu e Ituiutaba. Mas todos serão visitados", explica Sandra.

UAB

A UAB tem como prioridade a formação de professores da educação básica. Por meio do ensino à distância busca expandir a oferta desses cursos, com parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais.

IF Triângulo

Criado em dezembro de 2008, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro – IF Triângulo, com reitoria em Uberaba, é composto pelo Campus Ituiutaba, Campus Paracatu, Campus Uberaba (ex Centro Federal de Educação Tecnológica – Cefet Uberaba), Campus Uberlândia (ex Escola Agrotécnica Federal). Além dos pólos presenciais em Araguari, Campina Verde, Caxambu, Conceição das Alagoas, Sacramento, Ibiá, Patos de Minas e Patrocínio.

Assessoria de imprensa Instituto Federal do Triângulo Mineiro
Rosiane Magalhães

--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores