quinta-feira, 26 de novembro de 2009

UFMG realiza domingo a 1a Etapa do Vestibular 2010

A 1ª Etapa do Vestibular 2010 da UFMG será realizada no próximo domingo, 29 de novembro, quando 63.959 candidatos farão provas em 16 cidades mineiras. Do total, 1.948 são treineiros. Em Belo Horizonte, 43.738 inscritos participam do concurso e, destes, 10.983 fazem provas no campus Pampulha.


Dicas
Os candidatos devem ficar atentos para o horário do início das provas, 14 horas, e chegar com antecedência mínima de 30 minutos, principalmente no campus Pampulha, onde acontecem as tradicionais feiras de veículos e artesanato até 14 horas, além do jogo no Mineirão. Os candidatos que chegarem após o fechamento dos portões terão sua entrada vedada e serão automaticamente eliminados do concurso.

Para ter acesso ao local da prova o candidato deve imprimir e apresentar o comprovante definitivo de inscrição que está disponível desde o dia 27 de outubro no site da Comissão Permanente do Vestibular (www.ufmg.br/copeve). No comprovante constam informações sobre local, data e horário da prova. É necessário apresentar também documento de identidade. O candidato que não apresentar o comprovante de inscrição e o documento de identidade não poderá fazer as provas e será automaticamente eliminado do concurso.

Os candidatos devem ainda levar caneta azul ou preta, lápis ou lapiseira e borracha. Será impedido de fazer as provas e automaticamente eliminado o candidato que portar qualquer tipo de equipamento eletrônico (celular, beep, pager, relógio, entre outros), mesmo desligado, durante a realização das provas. Também não é permitido o uso de relógio digital ou analógico. A Universidade não disponibiliza guarda-volumes, por isso não se responsabiliza por perdas ou extravios de objetos durante a aplicação das provas.

O candidato deve ficar atento ao preencher a folha de respostas da primeira etapa. Para preencher o gabarito é obrigatório o uso de caneta esferográfica azul ou preta.

Não é permitido a nenhum candidato o porte de qualquer tipo de arma. Detectores de metais serão utilizados em todos os setores de realização do exame e quem se negar ao procedimento será automaticamente eliminado do concurso. A exceção vai para os portadores de marca-passo e de próteses metálicas. Nesses casos, no entanto, os candidatos realizam exame médico prévio. É proibido também o uso de bonés e chapéus durante o concurso.

Os candidatos deverão permanecer no local de realização das provas durante, no mínimo, o período de sigilo que é de duas horas. A Polícia Federal fará o rastreamento de transmissões nas proximidades do campus para impedir a ação de fraudadores.

Para os que farão provas nas unidades de algum dos campi da UFMG é possível acessar o mapa por meio do site www.ufmg.br/conheca/mapas/ Nesse endereço estão disponíveis os mapas do Campus Pampulha, das unidades do centro de Belo Horizonte e Campus Saúde e o do Instituto de Ciências Agrárias (ICA), campus regional da UFMG em Montes Claros. Os candidatos podem obter mais informações sobre o vestibular pelos telefones 3409-4408 e 3409-4409 que atende também no sábado, entre 8 e 13 horas, e domingo a partir de 7 horas, além da página eletrônica da Copeve: www.ufmg.br/copeve

Consulta aos locais de provas

Além do comprovante de inscrição que traz a informação sobre o local de provas da 1ª Etapa do Vestibular UFMG, o candidato pode saber onde fará o exame pelo sistema WAP, que funciona da seguinte maneira: basta acessar o endereço eletrônico wap.ufmg.br a partir de um celular e ao se conectar, o candidato deve informar seu número de controle, constante no comprovante de inscrição, e obter a informação do local das provas. O WAP (Wireless Aplication Protocol) está disponível em celulares que utilizam tecnologia GSM, palms etc.

Restaurantes e caixas eletrônicos no campus Pampulha

Os 10.983 candidatos ao Vestibular UFMG 2010 que farão as provas da 1ª Etapa no campus Pampulha poderão contar com o funcionamento dos serviços de alimentação e caixas eletrônicos. Na Praça de Serviços, a cantina funcionará de 9h às 16h e o restaurante oferecerá self-service das 10h30 às 14h30. Os demais estabelecimentos de alimentação do campus, localizados no interior das unidades, estarão fechados.

Na Praça de Serviços também estarão abertos os banheiros e os caixas eletrônicos. Os do Banco do Brasil funcionarão de 8h às 18h e os do Banco Real de 6h às 22h. Os clientes da Caixa Econômica Federal terão acesso ao caixa eletrônico de 8h às 22h.

Trânsito e transporte

A BHTrans informa que fará operações de trânsito e transporte para garantir o deslocamento e acesso dos candidatos aos 59 locais de prova. A empresa orienta aos candidatos que utilizem o transporte coletivo e verifiquem com antecedência as linhas de ônibus que atenderão os locais onde farão as provas.

As linhas que atendem os locais de provas terão seus quadros de horários reforçados. Informações aos usuários serão afixadas no interior dos ônibus e nos pontos de embarque e desembarque, segundo a BHTrans. Informações sobre trânsito e transporte coletivo também podem ser obtidas por meio da Central de Atendimento Telefônico da BHTrans, pelo telefone 3277-6500, ou no portal da empresa www.bhtrans.pbh.gov.br

Agentes da Unidade Integrada de Trânsito irão monitorar, fiscalizar, interferir e orientar o tráfego nos locais de prova e nos corredores de acesso para garantir a acessibilidade dos candidatos. A BHTrans divulgou um quadro com as opções de linhas que atendem os locais de realização das provas (ver anexo). Para o campus Pampulha a BHTrans reforçará o quadro de horários das linhas 5102 e 9502. Para os candidatos que farão provas do vestibular UFMG no campus da PUC Coração Eucarístico, haverá reforço do quadro de horários das linhas 4111, 5401 e 9410, de acordo com a BHTrans.


Trânsito e transporte no campus Pampulha
Para facilitar a localização das unidades no campus Pampulha serão colocadas faixas indicativas dos locais de provas e haverá 45 agentes responsáveis pelo tráfego e pela segurança. Não será permitido o estacionamento de ônibus fretados dentro do campus. Estes veículos serão orientados a não circular em locais onde o trânsito é mais intenso e deverão se dirigir à avenida Esperidião Rosa.

A cavalaria da Polícia Militar também atuará em atividades de segurança e trânsito no campus Pampulha. Para não sobrecarregar as entradas do campus pela avenida Antônio Carlos, Carlos Luz e Abrahão Caram, os portões localizados próximo ao Colégio Militar e ao Colégio Técnico estarão abertos para facilitar o acesso aos prédios existentes naquela área. Duas linhas de ônibus interno (gratuito) vão trafegar em sentidos opostos, entrando e saindo do campus pelos portões das avenidas Carlos Luz e Abraão Caram.

Interior

As provas do Vestibular da UFMG serão realizadas em 16 municípios de Minas Gerais. A maioria dos inscritos fará as provas em Belo Horizonte (43.738 candidatos), seguida pelas cidades de Uberlândia (2.920), Contagem (2.908), Pouso Alegre (2.794) e Montes Claros (2.349).

Outros quatro municípios recebem mais de mil candidatos, entre eles Divinópolis, com 1.762, Governador Valadares, com 1.204, Sete Lagoas, com 1.189 e Viçosa, com 1.153. As cidades que reúnem os menores números de candidatos são Januária, com 123, e Araçuaí, com 131.

As provas em todos os municípios terão início simultâneo, às 14h.

Provas nas Licenciaturas Indígenas e UAB

Além do Vestibular UFMG 2010, em que 62.011 candidatos concorrem a 6.600 vagas em 75 cursos de graduação, também acontecem no dia 29 de novembro as provas do Vestibular para os cursos de Licenciatura em Educação do Campo e de Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas. Os 729 candidatos inscritos disputam 70 vagas.

Para as licenciaturas em Ciências Biológicas e Química, na modalidade Educação a Distância do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), 700 candidatos concorrem a 500 vagas em cinco pólos de Minas Gerais (Araçuaí, Frutal, Governador Valadares, Montes Claros e Teófilo Otoni).

Assessoria de Imprensa do Vestibular UFMG / Karla Ferreira

-- 
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores