quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Projeto mineiro é finalista no Prêmio EcoPet

Foto: André Felippe - Materiais produzidos por artesãos da Oficina de Reciclagem

 

 "Recicla Cerrado" é o único no Estado selecionado na categoria artesanato

 

O projeto "Recicla Cerrado", do Instituto Ipê Cultural, cuja sede fica em Uberlândia (MG), acaba de ser classificado na categoria artesanato do 10º Prêmio EcoPET. A premiação será no dia 28 de outubro, às 17 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

 

O Prêmio EcoPET é uma das ações desenvolvidas pela Abipet - Associação Brasileira da Indústria do PET que reúne a cadeia produtiva do setor do PET no Brasil. O prêmio incentiva a destinação adequada das embalagens de PET pós-consumo. Graças ao trabalho de conscientização que realiza junto aos consumidores, triadores e recicladores, a Abipet contribuiu para que a reciclagem do material crescesse 14 vezes no período de 1994 a 2007. De acordo com os dados do 4º Censo da Reciclagem no Brasil, a quantidade do produto que teve a destinação correta em 2007 corresponde a 53,5% das 432 mil toneladas de novas embalagens que foram produzidas.

 

Projeto "Recicla Cerrado"

 

Com a intenção de conscientizar a população da necessidade de preservar o meio ambiente, Instituto Ipê Cultural decidiu destacar o sentido ecológico da atividade e readequar a logística da coleta seletiva, além de elevar os triadores de lixo à condição de artesãos.

O resultado foi a criação, há seis meses, da Oficina de Reciclagem, realizada na sede do Instituto Ipê Cultural. Com carga horária diária de oito horas e duração de sete meses, o curso é ministrado pela artista plástica Adriana Honório.

Hoje o "Recicla Cerrado" beneficia diretamente 11 agentes, antigos triadores de lixo, na faixa etária de 16 a 62 anos. "Além de transformá-los em artesãos, garantem capacitação, tratamento odontológico, corte de cabelo, psicólogos, nutricionista e estudo", afirma o diretor do instituto, Antônio Pedro.

 

O projeto tem o apoio da Associação dos Recicladores e Catadores Autônomos, a ARCA, e é uma extensão do Projeto Animais do Cerrado, que conta com uma coleção de camisetas, desenvolvida sob os conceitos de Cultura Verde e tendo como matéria prima o PET reciclado.

 

Prêmio EcoPet

Data: 28 de outubro

Horário: 17h

Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Site:www.abipet.org.br

 

Lead Comunicação – Assessoria de imprensa Instituto Ipê Cultural

www.leadcomunicacao.com.br


--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores