terça-feira, 23 de junho de 2009

Patrulha aquática fiscaliza pesca em Minas Gerais

A Polícia Militar de Meio Ambiente, por meio da diretoria de meio ambiente e trânsito (DMAT) e o apoio técnico do Instituto Estadual de Florestas (IEF), realiza essa semana o lançamento do patrulhamento com moto aquática para abordagem em ações de fiscalização de pesca em Minas Gerais. Segundo o capitão Procópio, da diretoria de Meio Ambiente e Trânsito (DMAT), o patrulhamento com moto aquática é uma novidade no estado de Minas Gerais sendo considerada uma nova modalidade de patrulhamento realizada pela Polícia de Meio Ambiente. "Essas motos têm capacidade para três policiais e será usada para abordar os barcos de pescadores, tendo mais mobilidade e rapidez nas abordagens", ressaltou o capitão.

 

De acordo com ele, as motos serão usadas também nas fronteiras para autuações em crimes diversos e em locais onde os barcos comuns têm dificuldade de deslocamento. "A moto aquática pode se deslocar em locais com qualquer tipo de dificuldade", explicou Procópio. Segundo o capitão, existe uma técnica de abordagem e estratégias de mobilidade para que o trabalho com as motos aquáticas seja efetuado de forma eficiente.

 

As demonstrações serão realizadas nesta quarta (24) e quinta-feira (25) sempre das 14h às 16h30 no local do treinamento (Balneário Rio das Pedras, BR-040, saída para o Rio de Janeiro). Segundo o capitão Procópio serão adquiridas pelo Estado 14 motos aquáticas, sendo uma para cada Companhia de Policiamento.

 

Treinamento de fiscalização sobre a Ictiofauna

 

O lançamento do patrulhamento faz parte da programação de um treinamento de fiscalização sobre a Ictiofauna realizado pela Polícia Militar e IEF de 21 a 26 de junho no Balneário Rio das Pedras, em Itabirito, na região Central do Estado. O objetivo do treinamento é nivelar os conhecimentos dos militares e técnicos do IEF ligados às atividades de policiamento de meio ambiente, além de orientar para a adoção de procedimentos técnicos e operacionais relativos à fiscalização das atividades de pesca no estado de Minas Gerais. O treinamento pretende também capacitar os participantes quanto às legislações e políticas de proteção da pesca, desenvolver habilidades conceituais e técnicas visando melhorar a compreensão e aplicação das normas, promover a melhoria da integração entre policiais militares e servidores do IEF e identificar as prioridades para o desenvolvimento do planejamento das operações nas questões de proteção à fauna aquática.


Agência Minas


--
http://www.farolcomunitario.com.br
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores