terça-feira, 30 de junho de 2009

Lugar da família também é dentro das escolas

"Programa Família na Escola" vai contribuir para a melhoria do ensino das crianças e adolescentes de Nova Ponte 

O aproveitamento escolar dos estudantes da rede municipal de ensino de Nova Ponte está regular ou insuficiente, conforme ficou constatado por um diagnóstico realizado em março pelo Núcleo de Apoio à Municipalização do Ensino (Name) do Sistema COC de Ensino. Melhorar a qualidade do ensino das crianças e adolescentes de Nova Ponte não é uma tarefa que depende apenas do investimento da Prefeitura e do esforço dos professores. É uma tarefa que depende também da participação efetiva da família destas crianças e adolescentes. 

Preocupada em atrair as famílias para dentro do ambiente escolar, a Prefeitura de Nova Ponte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, instituiu o Programa Família na Escola, que tem o objetivo de atrair os pais para as escolas de forma que os mesmos contribuam com o processo de educação de seus filhos, segundo a Secretaria Municipal de Educação, Maria Regina Pereira Inácio Silva. "Com a colaboração da pedagoga Vera Lúcia Rezende Cunha estamos abordando temas relacionados ao compromisso da família com a educação dos filhos e apoio ao trabalho dos professores e ações da escola", contou. 

Famílias aprovam projeto

Suzi Feliciano Gomes, mãe de uma aluna da rede municipal de ensino, acha importante a participação dos pais na educação escolar. "A palestra com a professora Vera foi um momento muito importante, pois proporcionou ainda mais a interação da família com a escola. É fundamental que a escola e a família estejam em perfeita sintonia e sigam os mesmos princípios e critérios em relação aos objetivos que desejam atingir. Mesmo tendo objetivos em comum, cada um de nós deve fazer sua parte para atingirmos o caminho do sucesso, que com certeza é levar nossos filhos a um futuro melhor", afirmou. 

O objetivo do Programa Família na Escola é mostrar aos pais dos alunos que a responsabilidade de instruir e educar as crianças transmitindo valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento, desde boas maneiras até hábitos de higiene pessoal, é um dever da família com o apoio da escola. Segundo a secretaria, o êxito do processo educacional depende, e muito, da atuação e participação da família, que deve estar atenta a todos os aspectos do desenvolvimento dos estudantes. No decorrer do ano serão realizadas várias palestras para orientar e fazer com que os pais reflitam sobre a educação de seus filhos, encontros pedagógicos, além de reuniões com os pais dos alunos de forma que a família participe nas decisões das escolas que vão beneficiar os seus filhos. 

Lucas Barbosa / Serifa 



--
farolcomunitario | rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita. Todo comentário é moderado.
Palavrões,ofensas e assemelhados não são aceitos, assim como textos fora do contexto do post e/ou com link para outro site.

Seguidores